Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no
Mundo
Lição 04: Vamos conversar sobre Missões
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem do tema da aula: Vamos Conversar sobre Missões?
-
Iniciem o estudo da lição, lendo Mc 16.15: “Ide por todo o mundo, pregai o
evangelho a toda a criatura”.
-
Falem sobre o que é “missão” e que todos precisam se envolver com este
trabalho.
-
Em seguida, coloquem no quadro estas palavras:
Missão
Urbana
Missão
Nacional
Missão
Transcultural.
Falem
sobre elas, apresentando exemplos concretos da própria igreja que frequentam.
Se possível, levam para a classe o coordenador de missões da igreja para que
ele repasse informações sobre este departamento.
-
Trabalhem os demais pontos levantados na lição de forma participativa e
objetiva.
-
Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Vestindo
a Camisa”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vestindo a Camisa
Objetivo:
Refletir sobre o compromisso com a evangelização e missões.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.
-
Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura
(aquela que fazíamos costumeiramente quando
criança, lembram?).
Aguardem
que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
-
Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos
Jesus como nosso guia. Temos também a responsabilidade individual de transmitir
os valores do Reino de Deus, através da propagação do evangelho.
-
Falem: Fazer este trabalho de evangelização local, nacional ou transcultural,
alguns aceitam ou rejeitam, ou perseguem, trazendo momentos de dificuldades,
pensamos até que vamos naufragar, não alcançando o objetivo proposto.
-
À medida que vocês falarem nas dificuldades, vocês retiram a extremidade da
direita e da esquerda do barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também
a extremidade da vela.
-
Continuem, falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está
conosco.
-
Leiam Mt 8. 24 a 27.
- Falem: Apesar das avarias do barco (apontem
para as extremidades retiradas), Cristo é nosso socorro; estamos no barco,
porque somos integrantes do Reino, decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de
Deus.
-
Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?
Certamente
as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação,
estar motivado.
-
Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão?
Uma camisa!
A
folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!
-
Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está
comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino e a propagação do
evangelho.
-
Perguntem: Estamos realmente vestindo a “Camisa do Reino”?
Ideia
original de transformar a dobradura do barco em camisa: desconhecida.
Elaboração
da dinâmica: Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário