Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais –
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 05: Dons de Elocução
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, trabalhem a lição 05. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: Começamos a estudar sobre os dons espirituais e já conhecemos os dons de
Revelação e de Poder. Na aula de hoje, vamos trabalhar sobre os “Dons de
Elocução”.
-
Escrevam no quadro ou cartolina os dons de Elocução e expliquem a razão do nome
“Elocução”.
O
que significa a palavra “elocução”: é a expressão do pensamento através da
palavra.
Então,
os dons de elocução se referem ao uso da palavra para transmitir a mensagem de
Deus.
Dom
de Profecia
Dons
de Variedade de Línguas
Dom
de Interpretação de Línguas
- Depois, estudem sobre cada
dom, dessa forma:
O que é?
Finalidade
Atualidade destes dons
Como utilizá-los para
edificação da Igreja
-
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Porta-
voz”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção, professoras e professores da lição de Pré-adolescentes,
Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês já podem encontrar orientações
pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Você
encontram as orientações pedagógicas nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescentes,
Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2.
Dinâmica:
Porta-Voz
Objetivo:
Compreender e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função.
Material:
03 mensagens escritas(pode
ser um versículo bíblico)
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da
classe.
- Entreguem para ela uma
mensagem escrita.
- Peçam para que transmita a
mensagem para uma pessoa da classe. Quem receber a mensagem deverá saber quem a
enviou.
- Escolham outra pessoa da
classe, repitam o mesmo procedimento, só que a mensagem deverá ser para todos
da classe.
- Escolham outra pessoa e
combinem com ela(antes da aula) para que ela transmita uma mensagem diferente
daquela que você deu para ela falar.
- Agora, reflitam sobre os
seguintes pontos:
As pessoas escolhidas aqui para
transmitir as mensagens, podem ser comparadas aos profetas que são porta-vozes
de Deus.
Os profetas são devidamente
autorizados para falar em nome dEle, proferindo mensagem de Deus para quem Ele
quer.
Isto aconteceu nos dois
primeiros casos, isto é, as duas mensagens iniciais foram dadas por
vocês(professores) para que fossem transmitidas. Neste caso, os “profetas”
foram fiéis na sua função.
A terceira pessoa não emitiu
a mensagem que foi dada por vocês, mas proferiu uma mensagem criada por ela.
Isto nos faz pensar sobre os
falsos profetas que falam em nome de Deus, todavia a mensagem não é dEle.
- Para concluir, leiam:
“E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e
disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”(Jr 1.9).
Por Sulamita Macedo.
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