Juvenis -
Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 03: Questões Difíceis
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição 03. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem que na aula de hoje o tema será sobre
duas questões polêmicas: o aborto e a eutanásia.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Vida por um fio”.
-
Depois, apresentem o conteúdo da lição, acrescentando o que diz o Código Penal
e a Constituição Brasileira e os projetos de lei a favor do aborto que está no
Congresso Nacional.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Vida por um fio
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o aborto e eutanásia.
Material:
01
tesoura
01
novela de linha ou cordão
Procedimento:
-
Apresentem duas figuras, uma que faça referência ao aborto e a outra a
eutanásia.
Aguardem
as respostas.
-
Depois, falem que nesta aula vocês vão estudar sobre duas questões que envolvem
ética, religião e relativismo: Aborto e Eutanásia.
-
Procurem primeiro saber o que os alunos sabem sobre o aborto e a eutanásia;
para tanto, dividam a turma em 02 grupos e peçam para que eles escrevam numa folha
de papel ofício o que eles conhecem sobre o tema.
-
Depois, organizem a turma em círculo e os dois grupos deverão apresentar suas
ideias.
-
Depois, perguntem: Qual situação você é a favor do aborto e da eutanásia?
Todos
os alunos deverão responder.
Antes
dos alunos começarem a responder, orientem o seguinte procedimento:
O
primeiro aluno enrola um cordão no dedo indicador da mão esquerda e em seguida
emite sua opinião. Depois, ele passa o novelo de cordão para o colega da
direita, que enrola o cordão no dedo indicador da mão direita do colega da
esquerda e em seguida no seu, ele fala sua opinião e continua com o mesmo
procedimento, até que todos falem.
Deve
haver um espaço de cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.
Aqui
não se forma uma teia, mas um círculo, onde cada pessoa tem o cordão enrolado
no dedo indicador da mão esquerda e direita.
-
Para aqueles que apresentaram voto favorável ao aborto e a eutanásia, vocês
(professores) cortem o fio(o cordão) deles com uma tesoura.
-
Aqui, simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, na verdade
quem pratica o aborto e a eutanásia está exterminando uma vida, que só quem
pode tirá-la é Deus.
Por
Sulamita Macedo.
1 comentários:
Vejam as postagens, nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescente, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2. Façam bom proveito!
Postar um comentário