Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de
Jesus
Lição 04: A História de um Semeador
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone
ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição 04. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem que o tema da aula será o perdão, que será estudado através da parábola
do Semeador.
-
Agora, leiam o texto de Mateus 13. 3 a 8, para que os alunos conheçam esta
parábola:
E,
quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e
comeram-na;
E
outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu,
porque não tinha terra funda;
Mas,
vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E
outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E
outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a
trinta”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da parábola e sua aplicação pessoal.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Mais
Doce que o Mel”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mais Doce que o Mel
Objetivo:
Refletir sobre qual o tipo de coração está sendo lançado o ensino da Palavra de
Deus.
Material:
Desenho
de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e
sementes.
Figuras
das 4 situações apresentadas na parábola do Semeador.
01
figura de coração
01
sachê de mel ou bala de mel
Procedimento:
-
Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À
medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito
as 4 situações da parábola.
Se
preferir, vocês podem utilizar material, como: desenho de um caminho com aves,
pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
-
Dividam a turma em 04 grupos e passem o material ou a figura referente a cada
situação (uma para cada grupo).
-
Orientem para que cada grupo reflita sobre a situação da parábola, associando-a
ao ensino da Palavra de Deus nos dias atuais.
-
Em seguida, os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva.
-
Apresentem a figura do coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo
preparado e fértil para receber a semente que é a Palavra de Deus.
-
Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar!
Mais doces do que o mel à minha boca”.
-
Para finalizar, entreguem para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário