Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de
Jesus
Lição 02: O Trigo e o Joio
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição 02. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem sobre o título da lição “O Trigo e o Joio”.
-
Façam uma encenação da parábola do Joio e do Trigo. Para tanto, leiam o texto
com os alunos, para que eles entendam a história.
“Propôs-lhes
outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a
boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou
joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou,
apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele,
disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem,
então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe
disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para
que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer
ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei
primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no
meu celeiro”. Mateus 13:24-30
-
Agora, vejam quem serão os personagens e o que vão fazer de acordo com o relato
da parábola:
O
dono do campo
Os
servos do dono do campo
O
inimigo
-
É interessante adquirir trigo desidratado e de plástico, o primeiro para
simbolizar o trigo e o segundo o joio. Vocês encontram nas lojas de
ornamentação e flores.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da parábola e sua aplicação pessoal.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Tapando
a Brecha”.
-
Para finalizar, sugiro que vocês entreguem para os alunos um lanche feito do
trigo(farinha de trigo) que pode ser um pedaço de bolo, um pãozinho, biscoito
etc. Aproveitem e enfatizem que o trigo(a semente boa) nos proporciona coisas
boas como estas que estamos comendo.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tapando a Brecha
Objetivo:
Refletir sobre a vigilância.
Material:
Recursos
humanos – os alunos.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.
-
Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar
bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
-
Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu
objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar
ninguém.
-
Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar
entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas, mas tenham
cuidado para não machucar o colega.
-
Então, peçam para que comecem a atividade.
-
Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
-
Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que
está no círculo.
-
Pode haver dois resultados:
O
inimigo não conseguir entrar no círculo
O
inimigo conseguir entrar no círculo
Mas,
qualquer que seja o resultado, falem sobre o joio semeado pelo inimigo, na
Parábola do Trigo e do Joio, no momento em que os servos dormiram. Isto nos
traz como alerta a importância de estarmos vigilantes aos ataques do inimigo.
Autoria
da Ideia original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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