Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no
Mundo
Lição 05: Paulo, o missionário por excelência
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem do título da aula: Paulo, o
missionário por excelência!
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Viajando com Paulo”.
-
Trabalhem com os alunos os pontos relevantes da história de Paulo, formando uma
linha do tempo, começando como perseguidor dos cristãos, a conversão, a
propagação do evangelho etc.
-
Apresentem um mapa com as viagens de Paulo, para mostrar a quantidade de
cidades que evangelizou e abriu igrejas, apontem também as perseguições
sofridas por ele.
Utilizem
o mapa das viagens de Paulo, conforme suas possibilidades.
Opção
01: Mapa grande de modo que os alunos possam ver o itinerário da viagem.
Opção
02: Mapa pequeno para cada aluno. Façam cópia do mapa da Bíblia.
Opção
03: Mapa projetado através do Data-show, caso tenham condições de espaço e equipamento.
Ou
se preferir, utilizem slides que vocês podem encontrar em www.slideshare.net/Hearl/viagens-missionrias-de-paulo
-
Para finalizar, perguntem:
O que podemos aprender com o missionário
Paulo?
O
que podemos fazer hoje? O que temos realizado?
Aguardem
as respostas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Viajando com Paulo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o missionário Paulo.
Material:
01
figura de uma mala ou 01 malinha
Procedimento:
-
Apresentem para a turma a figura de um navio ou um barco pequeno.
-
Perguntem para os alunos o que isto tem a ver com o tema da aula.
Aguardem
as respostas.
-
Falem: Nesta aula, vamos estudar sobre o missionário Paulo, que para se
deslocar e evangelizar ele usava transporte marítimo – navio.
-
Falem: Então, vamos viajar com Paulo?
-
Em seguida, apresentem uma malinha.
-
Perguntem: O que não pode faltar na mala desta viagem?
Aguardem
as respostas.
Escrevam
as sugestões dos alunos num papel e coloquem nesta mala. Nela não pode faltar
oração, fé, entusiasmo etc.
-
Agora, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário