Discipulado 1
– Novos Convertidos
Lição 04: Conhecendo
a Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora iniciem o estudo da lição. Vejam
as sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula: Conhecendo a Igreja.
- Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de uma
Igreja e perguntem:
O que significa a palavra Igreja?
Aguardem as respostas e depois acrescentem outras
informações, apontando também os símbolos: corpo, templo, noiva, família (item
I).
- Para enfatizar a ideia de que nós formamos o
corpo da Igreja, utilizem a dinâmica “O Boneco”.
- Perguntem: Para que serve a Igreja? Quais suas
finalidades? Aguardem as respostas dos alunos e ampliem essas ideias conforme o
item II.
Reforcem a importância do novo convertido está
reunido numa igreja local, para receber o ensino da Palavra de Deus, fortalecer
os relacionamentos e comunhão com o Senhor.
- Para trabalhar o tem III, indaguem se os alunos
já haviam presenciado Batismo nas Águas e Santa Ceia, antes da conversão.
Observem seus comentários, suas opiniões e informem que estes eventos são
ordenanças dadas por Cristo e falem do significado de cada um.
- Para concluir a aula, leiam o texto “Sermão Silencioso”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Boneco
Objetivo: Refletir sobre o trabalho em equipe e a
importância da unidade e comunhão no Corpo de Cristo.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção
de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11
lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes
indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as
seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel
ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso,
esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que
está sendo desenvolvido.
Para o grupo
02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco,
individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os
membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas
e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois
bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada
grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e
uniformes. O grupo 02, embora apresentem
um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado
disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem:
Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque
trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.
O Grupo 02 tem um mau resultado porque não
trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica
para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade e a comunhão que deve
haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl
133.01; Fp 2. 1 a 5.
Texto de
Reflexão: Sermão Silencioso
Que importância tem a nossa comunhão com a Igreja local? Deixe-me
responder a esta pergunta com uma história.
Um pastor estava preocupado com a ausência de um homem que normalmente
vinha aos cultos. Depois de algumas semanas, ele decidiu visitá-lo. Quando o
pastor chegou à casa deste homem, ele o encontrou sozinho, sentado diante de
uma lareira. O pastor puxou uma cadeira e se sentou ao lado do homem. Mas
depois de sua saudação inicial, ele não disse mais nada.
Os ficaram sentados em silêncio por alguns minutos, enquanto o pastor
olhava para as chamas na lareira. Então pegou as pinças e tomou cuidadosamente
uma brasa acesa das chamas e a colocou de lado. Sentou-se de volta na sua
cadeira, ainda em silêncio. O seu anfitrião observou em reflexão silenciosa
como a brasa começou a tremular e se pagou. Pouco depois, estava fria e sem
vida.
O pastor olhou no seu relógio e disse que tinha que ir embora, mas antes
disso pegou a brasa fria e a colocou de volta no fogo. Imediatamente, ela
começou a luzir novamente com a luz e o calor do carvão aceso ao seu redor.
Quando o pastor se levantou para sair, o homem também se levantou e lhe
deu um aperto de mão. Então, com um sorriso no seu rosto, ele disse: “Obrigado
pelo sermão, pastor. Eu vejo o senhor na Igreja, no domingo”.
Autor: David Roper
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