Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais –
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 03: Dons de Revelação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, trabalhem a lição 03. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem sobre o título da lição “Dons de Revelação”.
-
Utilizem a dinâmica “Presentes do
Espírito Santo”.
-
Escrevam no quadro ou cartolina os dons de Revelação:
Palavra da Sabedoria
Palavra da Ciência
Discernimento de Espíritos
- Depois, estudem sobre cada
dom, dessa forma:
O que é?
Exemplos desses dons na
Bíblia(Antigo e Novo Testamento)
Exemplos destes dons hoje na
Igreja.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Presentes do Espírito Santo
Objetivo:
Conhecer os tipos de Dons Espirituais
Material:
03 caixas de presente.
Na caixa 01 colocar papel
digitado com os dons de Revelação: Palavra da Sabedoria, Palavra da Ciência e
Discernimento de Espíritos.
Na caixa 02 colocar papel
digitado com os dons de Poder: Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
Na caixa 03 colocar papel
digitado com os dons de Elocução: Profecia, Variedade de Línguas e
Interpretação das Línguas.
Procedimento:
- Falem que os Dons
Espirituais são concedidos pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Eles podem ser
considerados como valiosos presentes.
- Apresentem as 03 caixas de
presente e distribuam para 03 pessoas da classe.
- Solicitem que abram as
caixas, uma de cada vez.
- Ao abri-las, peçam para
olhar o conteúdo do presente. Então, ao retirar o papel digitado, solicitem
para que o aluno leia para a turma.
- Quando for lido os nomes
de todos os dons, falem que este será o tema das 03 aulas posteriores. Mas, na
aula de hoje vamos estudar sobre os dons de revelação.
- Então, escrevam no quadro
os dons de Revelação(Palavra da Sabedoria, Palavra da Ciência e Discernimento
de Espíritos) e comecem o estudo do tema.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
O
Processo Comunicativo na EBD
Para que o processo de comunicação
ocorra de forma satisfatória, o emissor da mensagem deve utilizar um código
linguístico e uma linguagem que o receptor entenda. Caso contrário, não haverá o ato
comunicativo, além da possiblidade de haver ruídos e barreiras no canal da
comunicação, sendo, pois, necessário que haja feedback.
Há
várias palavras neste parágrafo que certamente podem não ser conhecidas e para
que haja comunicação é necessário entendê-las, havendo então compreensão
daquilo que desejo transmitir para vocês.
Emissor?
Receptor? Mensagem? Canal da comunicação? Ruídos e barreiras? Código
linguístico? Feedback? Estes são os elementos da comunicação. Todo ato
comunicativo é composto por estes elementos, mas é lógico que agente se
comunica sem pensar diferenciando cada um deles.
Emissor é aquele que emite a
mensagem.
Receptor é aquele a quem se destina
a mensagem.
Mensagem é a informação, o conteúdo
que se quer transmitir.
Código é a forma como se organiza a
mensagem, por exemplo, língua escrita ou falada, gestos. Deve ser conhecido pelo emissor e receptor.
Canal
da comunicação é o meio pelo qual a mensagem é transmitida, por exemplo, a voz,
figuras, música.
Ruídos
e barreiras são elementos que dificultam a comunicação, por exemplo, emissor
fala muito baixo, há muito barulho no ambiente.
Feedback
se refere a observação do emissor aos sinais de compreensão ou não de sua
mensagem por parte do receptor.
Aqui
neste texto, como a proposta é fazer com que o professor pense como melhorar o
processo de comunicação da Palavra de Deus nas aulas da EBD e para efeito
didático de demonstração, foi detalhada cada parte deste conjunto.
Então,
partindo dessa situação, vejam como ficaria todos os elementos da comunicação
tomando como base este texto: Eu(Sulamita – emissora), escrevo para
vocês(receptores) passando esta informação(mensagem), utilizando a tela do
computador e o blog(canal), utilizando a Língua Portuguesa escrita(código).
Ruídos e barreiras? Espero que não haja. Feedback só será conhecido se vocês me
retornarem opinando sobre a compreensão do texto.
É
importante que o professor da EBD tenha conhecimento de como se processa a
comunicação, para que ele possa comunicar a mensagem da Palavra de Deus de forma
eficaz, utilizando uma linguagem que seja compreensiva a todos os alunos. Se
você utilizar algum vocábulo menos conhecido, imediatamente fale outra palavra
mais simples e que tenha o mesmo significado da anterior. Saber o significado
das palavras menos usuais que aparecem na lição é também importante.
Sabemos que nas classes da EBD há
uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar, podemos ter
um analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que tiveram oportunidade
de progredir nos estudos, chegando até ao curso superior ou de pós-graduação.
Os níveis de linguagem nesta situação vão variar, pois dizem respeito a fala e
escrita que é específica de cada usuário da língua, pois dependem do grau de
estudo, hábitos de leitura e escrita. Mas, o professor deve utilizar uma
linguagem que comunique e que todos entendam, independentemente desta variação
citada acima.
É
muito comum os alunos reclamarem que não estão escutando bem seus professores,
pois há interferência de outras vozes dos demais docentes, provocada por vários
motivos: proximidade das classes, muitas salas dentro do templo, professores
que falam alto. Estes são os ruídos da comunicação que podem interferir
negativamente no entendimento da mensagem. O que fazer para solucionar este
problema? O bom senso e a criatividade devem prevalecer! Diminuir a quantidade
de classes dentro do templo, utilizar outros espaços da igreja para outras
salas, os professores que falam muito alto devem ser orientados a falar mais
baixo, além de lembrá-los de que quando estão ensinando não há necessidade de
falar demasiadamente alto e com eloquência e entonação de voz como se estivesse
pregando.
Como fazer o feedback? O professor
durante a aula deve observar os sinais de compreensão ou não da mensagem(o
contéudo da aula), através da expressão facial e corporal dos alunos, testando o canal da comunicação, para
identificar se estão entendendo o assunto, fazendo perguntas sobre o assunto e
expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”.
Enfim, para que haja aprendizagem
nas aulas da EBD, a mensagem deve ser transmitida de forma que os alunos a
compreendam, contextualizada com as características daquela classe, buscando a
participação dos alunos e observação atenta do professor para minimizar falhas
na comunicação.
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Vejam as postagens, nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescente, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2. Façam bom proveito!
Muito bom! Deus continue lhe abençoando querida.
Anônimo, fico feliz que tenha gostado. Faça bom proveito!
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