Discipulado 2
– Novos Convertidos
Lição 03: O
Discípulo e a Tentação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e a tentação.
- Perguntem: O que é tentação? Aguardem as
respostas. Depois introduzam outras informações.
- Leiam o texto “A Corrida dos Sapinhos” e reflitam com os alunos sobre a lição que
o texto nos traz: ficar “surdo” aos apelos da tentação.
- Trabalhem o conteúdo dos itens da lição.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”, que enfatiza a
importância de permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as
tentações.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão:
A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os bichos falavam... Nesse tempo também
havia alegria, diversão e competição. Certa ocasião, decidiram realizar uma
corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e atrás havia uma multidão, muitos
outros bichos para vibrar com eles.
Começou a competição e a multidão dizia:
-
Não vão conseguir. Não vão conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
-
Vocês não vão conseguir!
E
os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranqüilo. Ao final da
competição, todos desistiram menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o que tinha acontecido. Quando foram
perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar lá, descobriram que ele era
SURDO!
Dinâmica: Luz
do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do
mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a
vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a
mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não
transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo.
O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus.
Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a
Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação,
santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que
pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a
prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado
sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os
alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada
para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Vejam as postagens, nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescente, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2. Façam bom proveito!
Postar um comentário