Juvenis -
Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 04: Vamos Filosofar?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição 04. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem que na aula de hoje o tema será sobre doutrinas filosóficas contrárias a
Palavra de Deus e refutá-las através do conhecimento bíblico.
-
Reflitam sobre o que seja “filosofar” e o que a Bíblia fala sobre a sabedoria e
o conhecimento.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Verdadeiro ou Falso”.
-
Para trabalhar sobre o pensamento humanista, materialista e ateísta, escrevam
estes nomes no quadro e perguntem sobre o que os alunos conhecem sobre estas
doutrinas.
-
Depois, acrescentem outras informações.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de suas características.
Material:
01
um objeto falso e verdadeiro de CD ou DVD ou relógio ou bolsa ou celular ou
roupa ou perfume, etc.
Procedimento:
-
Escolham um dentre os objetos citados no material para fazer a demonstração,
observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e
outro falso(pirateado).
-
Apresentem para a classe e perguntem se
já diferença entre os objetos. Pode haver respostas positivas e negativas, como
também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem
a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há
também, outra possibilidade de utilização desses objetos:
Vocês
podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los
como tal, mas observem a reação da turma diante das características dos
objetos.
-
Em seguida, façam a pergunta:
O
que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os
alunos deverão emitir suas opiniões.
-
Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do
objeto. Agora, introduzindo o tema da aula, enfatizem a importância de conhecer
a Palavra de Deus para poder saber identificar os falsos ensinos.
-
Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos
como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os
conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”.
Mateus 7. 15 a 17.
Autoria:
Sulamita Macedo
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