Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais –
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 02: O Propósito dos Dons Espirituais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, trabalhem a lição 02. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem sobre o título da lição “O Propósito dos Dons Espirituais”.
-
Escrever no quadro ou cartolina os versículos que afirmam quais os propósitos
dos dons.
Em
seguida, peçam aos alunos para ler cada versículo.
Depois,
perguntem: qual o propósito dos dons expresso neste versículo? Aguardem as
respostas e depois escrevam de forma objetiva ao lado da referência bíblica.
-
Depois, escrevam no quadro:
Os
dons não servem para...
Em
seguida, peçam para que os alunos completem a frase.
Neste
momento, alguns fatos e histórias podem ser relatados quanto ao uso indevido
dos dons como promoção pessoal etc. Tenham cuidado com o tempo, pois há
inúmeros casos que podem ser mencionados.
Depois,
aproveitem estes exemplos para alertar sobre o mau uso dos dons e enfatizar os
propósitos dos dons já lidos nos versículos no início da aula.
-
Para exemplificar o item III da lição, utilizem a dinâmica “Faço parte do Corpo de Cristo”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
-
Para concluir, leiam o texto de reflexão “Fraco,
mas Indispensável”.
Sugestão de leitura: Leiam o texto pedagógico “Método
audiovisual”(postado abaixo) e saibam como utilizar recursos variados nas aulas
da EBD, promovendo maior retenção da aprendizagem.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Faço parte do Corpo de Cristo
Objetivo:
Refletir sobre os membros do corpo de Cristo, a atuação dos dons para
edificação da Igreja.
Material:
Procedimento:
-
Organizem previamente(antes da aula), um desenho do contorno de uma pessoa em
uma folha de papel madeira.
-
Coloquem este desenho fixado no quadro ou parede ou cavelete.
-
Perguntem: Quais os membros de um corpo?
Aguardem
as respostas e acrescentem outros se não foram citados.
-
Depois, afirmem: A Bíblia afirma que somos membros do corpo de Cristo, isto é ,
a igreja.
-
Depois, leiam: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja...” (Colossenses 1:18a).
Escrevam
na cabeça do corpo a palavra CRISTO.
-
Depois, leiam I Co 12.12, 18, 22, 25, 26 e 27:
“Porque,
assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo
muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Mas agora Deus colocou os
membros no corpo, cada um deles como quis. Antes, os membros do corpo que
parecem ser os mais fracos são necessários; Para que não haja divisão no corpo,
mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um
membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado,
todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus
membros em particular”.
-
Agora, escrevam os nomes dos alunos no desenho do corpo.
-
Falem: Nós fazemos parte do corpo como membros que tem dons e atua no serviço
cristão buscando a edificação do corpo de Cristo, promovendo o crescimento da
Igreja.
-
Para finalizar, leiam: “
“Antes,
seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do
qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas,
segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua
edificação em amor” (Efésios 4:15-16).
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Fraco, mas Indispensável!
De tempos em tempos vamos às lojas e
compramos um par de calçados novo. Escolhemos o que mais gostamos,
experimentamos e o levamos para casa satisfeitos.
Escolhemos uma data especial para inaugurar o
calçado e lá vamos nós exibindo a novidade. Porém, ao voltarmos, trazemos às
vezes conosco uma dor nos pés e avistamos uma bolha. É pequena, frágil, mas
todo o corpo sente aquela dorzinha incomodando. (...)
A Bíblia usa a figura do corpo
humano para exemplificar o corpo de Cristo – a Igreja, mostrando que todas as
pessoas têm valor diante de Deus; mesmo sendo diferentes em alguns aspectos, e
mesmo que cada um desempenhe um papel diferente do outro. Todos os cristãos
juntos formam este corpo de Cristo. Cada pessoa é um membro do corpo. Cada membro
tem pelo menos um dom a ser desenvolvido, ou seja, uma atividade a ser
realizada no Reino de Deus. Todos os membros são importantes, qualquer que seja
seu dom. (...) Fonte: Nosso Pão Diário
Texto Pedagógico
Método Audiovisual
Entende-se que são imagens visuais acompanhadas ou
não de som que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo
sofisticadas, tecnológicas ou não, como por exemplo: gravuras, cartazes,
objetos, mapas, slides, filmes ou documentários, quadro branco, quadro de
giz(lousa), música, textos bíblicos ou de reflexão, etc.
1 - Gravuras, Cartazes e Objetos
Ilustrar a aula com figuras, cartazes e objetos
referentes ao tema atrai a atenção dos alunos. Veja um exemplo de como utilizar
estas ferramentas a favor do ensino, numa aula sobre as viagens do apóstolo
Paulo.
Você pode colocar uma figura de um barco ou navio
no quadro ou utilizar um barco pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês
vão fazer uma viagem com Paulo.
Você pode ainda organizar um cartaz com tópicos da
lição, nomes lugares da viagem, escrever perguntas, utilizando pincel atômico
ou frases digitadas, colar uma cópia do mapa da viagem de Paulo.
2 - Mapas
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
- Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da
sala.
- Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos
chegarem.
- Colocar no
piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
- Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto
é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como
utilizá-los.
3 - Slides
A organização de slides para uma aula requer que o
professor ou alguém saiba como utilizar o Power Point. É necessário utilizar
tamanho da fonte adequado para o público, apresentar tópicos do tema a ser
estudado, colocar figuras nos slides, etc.
Além disso, deve haver disponibilidade de
equipamento e local apropriado.
4 - Filmes ou documentários
Para sua utilização de forma satisfatória é
importante observar alguns pontos relevantes:
- Local apropriado
- Equipamento disponível
- Pessoa habilitada para montar os equipamentos
- Tempo de instalação dos equipamentos
- Plano B
- Escolher filmes adequados
- Fazer uma explicação prévia do filme antes da
exibição e do que deseja que os alunos realizem
- Filmes longos são inadequados
- Assistir ao filme antes de exibi-lo para os
alunos
5 - Quadro Branco ou Quadro de Giz
O quadro de giz praticamente não se usa mais, com o
aparecimento do quadro branco. Para sua utilização é necessário um marcador de
quadro branco de cores variadas(não use pincel atômico).
Você pode escrever uma frase, uma pergunta, as
respostas dos alunos, referências bíblicas para os alunos consultarem durante a
aula etc, escrevendo com tamanho de letra adequado para que todos da turma
possam ler. Pode ainda fixar no quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula,
apague o quadro.
6 - Música
A utilização da música auxilia de forma
significativa no ato de ensinar e aprender, pois é um elemento facilitador da
aprendizagem.
Nas classes do departamento infantil é muito comum
a utilização de corinhos ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes,
a música pode e deve ser usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7 - Textos bíblicos, de reflexão ou com subsídios
para a aula
Não é recomendável que o professor leia todos os
versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em
estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É
necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração
na aula, sendo uma delas a leitura de textos e versículos.
Há formas diferenciadas de leitura de textos que
podem ser utilizadas durante as aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
- Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura
dialogada.
É muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os
professores na sua maioria utilizam a aula expositiva, que consiste na
explanação do tema pelo professor de forma unilateral, não havendo participação
dos alunos e sem utilização de recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa
e com a aprendizagem comprometida.
Então, é recomendável que o professor associe, a este método, outros
recursos para tornar a aula mais eficaz.
Acima vários recursos foram indicados para serem
utilizados na aula, tornando-a mais atrativa e com maior retenção da
aprendizagem.
Lembrem-se de que o aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem
mais eficaz ela será!
Observem os pontos positivos da associação de
recursos ao método da Preleção(aula
expositiva):
- Atrai a atenção
- Desperta o interesse
- Aumenta a retenção
- Vários
sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão
- Promove a participação
- Alunos motivados
- Assiduidade
- Aula mais eficaz
- Mais interação
Que tal começar na próxima aula?
Por Sulamita Macedo.
4 comentários:
A paz do Senhor Ir. Sulamita, mais uma vez quero lhe parabenizar pelo blog e pelo trabalho realizado em Macaíba, onde também tive a honra de participar, Deus em Cristo Jesus continue a lhe abençoar.
Diácono Antonio Fernandes, muito obrigada pela visita ao blog e pelo reconhecimento deste trabalho.
Lembro-me do senhor no seminário da EBD em Macaíba. A honra foi minha em tê-lo na palestra, juntamente com sua esposa.
Volte sempre!
Parabns sulamita, mais uma vez vou enriquecer minhas aulas com suas sugestoes.... Deus continue t abncoando e t usando...cristiane - assembleia de Deus em sao luis -ma..area 63....obrigada
Cristiane, fico feliz ao saber que você utiliza as sugestões deste blog. Faça bom proveito e volte sempre!
Postar um comentário