RSS

terça-feira, 8 de abril de 2014

Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 02: O Propósito dos Dons Espirituais

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem a lição 02. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem sobre o título da lição “O Propósito dos Dons Espirituais”.
- Escrever no quadro ou cartolina os versículos que afirmam quais os propósitos dos dons.
Em seguida, peçam aos alunos para ler cada versículo.
Depois, perguntem: qual o propósito dos dons expresso neste versículo? Aguardem as respostas e depois escrevam de forma objetiva ao lado da referência bíblica.
- Depois, escrevam no quadro:
Os dons não servem para...
Em seguida, peçam para que os alunos completem a frase.
Neste momento, alguns fatos e histórias podem ser relatados quanto ao uso indevido dos dons como promoção pessoal etc. Tenham cuidado com o tempo, pois há inúmeros casos que podem ser mencionados.
Depois, aproveitem estes exemplos para alertar sobre o mau uso dos dons e enfatizar os propósitos dos dons já lidos nos versículos no início da aula.
- Para exemplificar o item III da lição, utilizem a dinâmica “Faço parte do Corpo de Cristo”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, leiam o texto de reflexão “Fraco, mas Indispensável”.
Sugestão de leitura: Leiam o texto pedagógico “Método audiovisual”(postado abaixo) e saibam como utilizar recursos variados nas aulas da EBD, promovendo maior retenção da aprendizagem.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Faço parte do Corpo de Cristo
Objetivo: Refletir sobre os membros do corpo de Cristo, a atuação dos dons para edificação da Igreja.
Material:
Procedimento:
- Organizem previamente(antes da aula), um desenho do contorno de uma pessoa em uma folha de papel madeira.
- Coloquem este desenho fixado no quadro ou parede ou cavelete.
- Perguntem: Quais os membros de um corpo?
Aguardem as respostas e acrescentem outros se não foram citados.
- Depois, afirmem: A Bíblia afirma que somos membros do corpo de Cristo, isto é , a igreja.
- Depois, leiam: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja...” (Colossenses 1:18a).
Escrevam na cabeça do corpo a palavra CRISTO.
- Depois, leiam I Co 12.12, 18, 22, 25, 26 e 27:
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.
- Agora, escrevam os nomes dos alunos no desenho do corpo.
- Falem: Nós fazemos parte do corpo como membros que tem dons e atua no serviço cristão buscando a edificação do corpo de Cristo, promovendo o crescimento da Igreja.
- Para finalizar, leiam: “
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Efésios 4:15-16).
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Fraco, mas Indispensável!
            De tempos em tempos vamos às lojas e compramos um par de calçados novo. Escolhemos o que mais gostamos, experimentamos e o levamos para casa satisfeitos.
 Escolhemos uma data especial para inaugurar o calçado e lá vamos nós exibindo a novidade. Porém, ao voltarmos, trazemos às vezes conosco uma dor nos pés e avistamos uma bolha. É pequena, frágil, mas todo o corpo sente aquela dorzinha incomodando. (...)
            A Bíblia usa a figura do corpo humano para exemplificar o corpo de Cristo – a Igreja, mostrando que todas as pessoas têm valor diante de Deus; mesmo sendo diferentes em alguns aspectos, e mesmo que cada um desempenhe um papel diferente do outro. Todos os cristãos juntos formam este corpo de Cristo. Cada pessoa é um membro do corpo. Cada membro tem pelo menos um dom a ser desenvolvido, ou seja, uma atividade a ser realizada no Reino de Deus. Todos os membros são importantes, qualquer que seja seu dom. (...) Fonte: Nosso Pão Diário

Texto Pedagógico
Método Audiovisual
Entende-se que são imagens visuais acompanhadas ou não de som que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, como por exemplo: gravuras, cartazes, objetos, mapas, slides, filmes ou documentários, quadro branco, quadro de giz(lousa), música, textos bíblicos ou de reflexão,  etc.
1 - Gravuras, Cartazes e Objetos
Ilustrar a aula com figuras, cartazes e objetos referentes ao tema atrai a atenção dos alunos. Veja um exemplo de como utilizar estas ferramentas a favor do ensino, numa aula sobre as viagens do apóstolo Paulo.
Você pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem, escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma cópia do mapa da viagem de Paulo.
2 -  Mapas
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
            - Apresentar um mapa e apontar para o local.
- Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
- Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem.
 - Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
- Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
3 - Slides
A organização de slides para uma aula requer que o professor ou alguém saiba como utilizar o Power Point. É necessário utilizar tamanho da fonte adequado para o público, apresentar tópicos do tema a ser estudado, colocar figuras nos slides, etc.
Além disso, deve haver disponibilidade de equipamento e local apropriado.

4 - Filmes ou documentários
Para sua utilização de forma satisfatória é importante observar alguns pontos relevantes:
- Local apropriado
- Equipamento disponível
- Pessoa habilitada para montar os equipamentos
- Tempo de instalação dos equipamentos
- Plano B
- Escolher filmes adequados
- Fazer uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos realizem
- Filmes longos são inadequados
- Assistir ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5 - Quadro Branco ou Quadro de Giz
O quadro de giz praticamente não se usa mais, com o aparecimento do quadro branco. Para sua utilização é necessário um marcador de quadro branco de cores variadas(não use pincel atômico).
Você pode escrever uma frase, uma pergunta, as respostas dos alunos, referências bíblicas para os alunos consultarem durante a aula etc, escrevendo com tamanho de letra adequado para que todos da turma possam ler. Pode ainda fixar no quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula, apague o quadro.
6 - Música
A utilização da música auxilia de forma significativa no ato de ensinar e aprender, pois é um elemento facilitador da aprendizagem.
Nas classes do departamento infantil é muito comum a utilização de corinhos ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes, a música pode e deve ser usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7 - Textos bíblicos, de reflexão ou com subsídios para a aula
Não é recomendável que o professor leia todos os versículos e textos que ele escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em estudo, pois, a aula torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É necessário estimular a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma delas a leitura de textos e versículos.
Há formas diferenciadas de leitura de textos que podem ser utilizadas durante as aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
- Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura dialogada.
É muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os professores na sua maioria utilizam a aula expositiva, que consiste na explanação do tema pelo professor de forma unilateral, não havendo participação dos alunos e sem utilização de recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa e com a aprendizagem comprometida.  Então, é recomendável que o professor associe, a este método, outros recursos para tornar a aula mais eficaz.
Acima vários recursos foram indicados para serem utilizados na aula, tornando-a mais atrativa e com maior retenção da aprendizagem.
Lembrem-se de que o aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será!
Observem os pontos positivos da associação de recursos ao método da Preleção(aula expositiva):
- Atrai a atenção
- Desperta o interesse
- Aumenta a retenção
- Vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão
- Promove a participação
- Alunos motivados
- Assiduidade
- Aula mais eficaz
- Mais interação
Que tal começar na próxima aula?

Por Sulamita Macedo.

4 comentários:

ANTONIO FERNANDES DE OLIVEIRA disse...

A paz do Senhor Ir. Sulamita, mais uma vez quero lhe parabenizar pelo blog e pelo trabalho realizado em Macaíba, onde também tive a honra de participar, Deus em Cristo Jesus continue a lhe abençoar.

Sulamita disse...

Diácono Antonio Fernandes, muito obrigada pela visita ao blog e pelo reconhecimento deste trabalho.
Lembro-me do senhor no seminário da EBD em Macaíba. A honra foi minha em tê-lo na palestra, juntamente com sua esposa.

Volte sempre!

Anônimo disse...

Parabns sulamita, mais uma vez vou enriquecer minhas aulas com suas sugestoes.... Deus continue t abncoando e t usando...cristiane - assembleia de Deus em sao luis -ma..area 63....obrigada

Sulamita disse...

Cristiane, fico feliz ao saber que você utiliza as sugestões deste blog. Faça bom proveito e volte sempre!