Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 01: Escatologia, o estudo das últimas coisas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Em
seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes
pontos:
- Tema: O Final de
todas as coisas – Esperança e glória para os salvos.
- Capa:
O que vemos?
Um relógio e um anjo tocando uma trombeta.
O que isto tem a ver com o tema?
O relógio nos remete a passagem do tempo, e o tempo do
fim está próximo e em breve a trombeta soará conforme II Ts 4. 15 a 17.
- Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da
lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Apresentem os temas das lições do trimestre, utilizando
um cartaz com o desenho de um relógio.
Acima do relógio escrevam o título da lição 01.
No intervalo entre uma hora e outra, escrevam os demais
títulos das lições, de 2 a 12, no sentido horário.
4 – Agora, trabalhem a lição
01:
-
Apresentem o título da lição: Escatologia,
o estudo das últimas coisas.
- Iniciem o estudo da lição, perguntando para os alunos o
que entendem sobre a palavra ESCATOLOGIA.
Aguardem as respostas, escreva-as no quadro. Depois,
procurem formular uma definição de escatologia a partir das ideias dos alunos e
de outras informações expostas por vocês.
Se necessário apresentem uma definição de um dicionário
bíblico ou da lição.
- Para introduzir o estudo sobre escatologia, utilizem a
dinâmica “A Ordem das Coisas”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Ordem das Coisas
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre os eventos escatológicos.
Material:
01 rolo de fita adesiva
01 rolo de barbante
16 prendedores de roupa(mais conhecido como pegador de
roupa)
08 envelopes
08 expressões digitadas(acontecimentos):
O ARREBATAMENTO DA IGREJA
O TRIBUNAL DE CRISTO
AS BODAS DO CORDEIRO
A GRANDE TRIBULAÇÃO
A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA
NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
DESTINO FINAL DOS MORTOS
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Coloquem cada acontecimento(digitado) dentro de um
envelope.
- Espalhem estes envelopes, escondidos pela classe, pode
ser debaixo de mesa, cadeira, carteira etc.
- Fixem um barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que
caibam pendurados todos os 08 acontecimentos digitados.
DURANTE A AULA:
- Solicitem aos alunos que procurem os 08 envelopes,
antes falem que nestes envelopes há algo a ser revelado.
- Quando todos os envelopes forem encontrados, peçam aos
alunos para que abram o envelope e leiam o conteúdo a ser revelado.
- Depois, estimulem os alunos a pensar qual a ordem
desses acontecimentos escatológicos e coloque-os no varal, da esquerda para a
direita.
- Depois, comecem a trabalhar com eles o que significa
cada evento de forma objetiva, começando do 1º. acontecimento até o último, na
ordem em que vão acontecer.
À medida que for sendo realizada a explicação, os alunos
deverão trocar os eventos de lugar, caso estejam fora da ordem(certamente
estará).
- Depois afirmem que estes eventos serão estudados ao
longo do trimestre.
Por Sulamita Macedo.
8 comentários:
Quero agradecer a Deus pela vida de todos que criaram esse blog.Deus vos abençoe
Quero agradecer a Deus pela vida de todos que criaram esse blog.Deus vos abençoe
Déborah Andrade, muito obrigada pela visita ao blog.
Este blog é criação minha, mas tenho um grande aliado - Deus, que me orienta e dá criatividade para a elaboração das postagens.
Volte sempre!
Tenho vontade de assistir uma aula sua. :)
Tenho vontade de assistir uma aula sua. :)
Este blog é uma bênção. Gosto muito das dinâmicas e sempre as utilizo nas minhas aulas. Que Jesus a abençoe irmã Sulamita.
Abraços,
A paz do senhor.
Carlos Mayke, muito obrigada pela visita ao blog.
Para mim será uma satisfação tê-lo numa aula ministrada por mim!
"Unknown", muito obrigada pela visita ao blog.
Fico feliz ao saber que utiliza as sugestões deste blog.
Postar um comentário