Adultos: O Final de todas as coisas – Esperança e
glória para os salvos
Lição 10: Milênio – Um tempo glorioso para a Terra
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Milênio
– Um tempo glorioso para a Terra.
- Para introduzir o estudo, utilizem a
dinâmica “O Milênio”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Milênio
Objetivo:
Estudar as características do reino de Jesus na Terra, no período milenial.
Material:
01 coroa
Nome digitado “Milênio”
01 quadro ou 01 cartolina
01 caixa
Nomes digitados e recortados
sobre as características do reino do Messias(ver no procedimento)
Procedimento:
- Falem: Na lição de hoje, vamos
estudar sobre um reino que há de vir, o governo de Jesus na terra, também
chamado de Milênio. Como o nome sugere, será um período de 1000 anos, sendo a
paz, a justiça e a prosperidade as principais características desta época. Em
Zacarias 14.9 lemos que Jesus será o rei de toda a terra.
Ao falar estas informações,
coloquem no quadro o nome “Milênio” e apresentem a coroa ou uma figura dela,
representando o reinado de Jesus.
- Depois, falem sobre os
acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz e amor, injustiça,
desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde, morte, violência,
guerra.
- Falem: Vocês já imaginaram
como será o governo de Jesus com relação a estas questões que afligem a humanidade?
Registrem as respostas dos
alunos no quadro ou cartolina.
- Falem: Vamos agora estudar
as características deste período, conforme o que Bíblia ensina.
- Depois, apresentem 01
caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita sobre as características
do reino do Messias.
Antes da aula, coloquem
dentro da caixa as características separadas.
Nesse momento, peçam para
que os alunos retirem e leiam as características(vejam abaixo):
O governo alcançará todas as
nações(Zc 14.9)
Jerusalém será a capital espiritual
e política do mundo(Is 2. 1 a 3)
Jesus governará com a
Igreja(Ap 20.6)
Jesus governará com justiça
e retidão(Is 23.1)
Paz abundante - Is 54.13;
Guerra não haverá – Is 2.4
Justiça haverá – Is 11.2 a 4
Habitação para todos – Is
65.21, 22
Longevidade e saúde haverá –
Zc 8.4,5
Morte será rara – Is 65.20
Fertilidade humana aumentada
– Zc 8.5
Ferocidade dos animais não
haverá – Is 11. 6-9
Produção agrícola
aumentada(Jr 31.12)
Quando o aluno fizer a
leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência. Então, vocês
devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da dinâmica, para que procurem na Bíblia e deixem marcada
para ler no momento que for solicitado.
- Perguntem: Quer participar
do reino com estas características?
Vejam quem estará neste
período:
“E vi tronos; e
assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas
daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus,
e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas
testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não
reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo
aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a
segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil
anos”(Apocalipse 20:4-6).
- Para concluir, leiam: “E o
sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os
reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará
para todo o sempre”(Ap 11:15).
Por Sulamita Macedo.
1 - Colocar
em ordem os eventos escatológicos
Papéis digitados com os nomes dos eventos escatológicos
Misturar todos os eventos
Os alunos deverão colocar os nomes dos eventos na ordem
em que vão acontecer
2
- Identificar se é sinal da vinda de Jesus(Arrebatamento), evento escatológico
ou ações que acontecerão num determinado evento escatológico
Os sinais e os eventos
escatológicos deverão ser apresentados separadamente através de slides
Os alunos deverão responder
quando virem cada slide
3 - Identificar
os eventos escatológicos através de figuras
Escolher figuras que
representem os eventos e sinais
Os alunos deverão identificá-los,
mencionando o nome do evento ou sinal
4
– Apresentar um filme sobre os eventos escatológicos
Através da apresentação do
filme, fazer um breve resumo sobre os eventos escatológicos estudados
À medida que o filme for
exibido, deve ser pausado para que haja um momento de retomar os fatos
estudados.
2 comentários:
Boa noite na Paz do Senhor.
A respeito do filme a sra teria uma opção ou alguma opções de filmes que falem sobre esses acontecimentos dentre todas as lições da revista? Poderíamos dizer, um filme completo!
Rayleno, muito obrigada pela visita ao blog.
Quanto ao filme, prefiro não fazer indicação, mas sugiro que procure no canal do YouTube, pois lá há vários que podem conter ou não todos os eventos estudados nas lições. Volte sempre!
Postar um comentário