Adolescentes –
Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 10: Armínio: o equilíbrio da Reforma
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Armínio: o equilíbrio da Reforma.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para exemplificar sobre o tema da salvação,
utilizem a dinâmica “O Caminho”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caminho
Objetivo:
Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus.
Material:
4
folhas de papel ofício
01
tubo de cola branca
01
pincel atômico
01
rolo de durex colorido(vermelho)
Procedimento:
-
Cole 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o
versículo: “Mas agora em Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo
sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
-
Apresente para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o
homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do
pecado; nesse momento rasgue o caminho.
-
Entregue os pedaços para os alunos e peça para que eles colem as partes, com
durex colorido vermelho. Ao terminarem, fale que somente através do sangue de
Jesus o caminho pode ser restaurado, através do sacrifício de Cristo na cruz.
-
Então, apresente o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que
todos possam ler. Conclua, lendo João 14.06.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário