Juvenis -
Currículo do Ano 2: Ética cristã para a juventude
Lição 09: Ética cristã e a sexualidade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Ética cristã e a sexualidade.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a
dinâmica “Sexualidade”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Sexualidade
Objetivos:
Conhecer o que os alunos sabem sobre o tema.
Alertar para a necessidade de saber defender o
ponto de vista bíblico sobre a sexualidade, prática sexual etc.
Material:
04 crachás com nome JORNALISTA
Perguntas num envelope(vejam no procedimento)
Procedimento:
Procedimento:
1 - Dividam a turma em 4 grupos.
2 - Falem que cada grupo receberá um jornalista que
fará perguntas sobre o que a bíblia fala sobre sexualidade.
3 - Então, coloquem o crachá com nome JORNALISTA em
uma pessoa do grupo, que também receberá as perguntas que deverá fazer para o
grupo.
Perguntas para o grupo 1:
- Praticar sexo é pecado?
- O que a Bíblia fala sobre homossexualismo?
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil
a internet. Quais os cuidados que os pais evangélicos estão tendo quanto ao
acesso dos seus filhos a sites pornográficos?
Perguntas para o grupo 2:
- Como é
feita a orientação sexual na Igreja?
- O casal
evangélico pode ter prazer sexual no casamento?
- Qual o posicionamento dos evangélicos quanto ao
homossexualismo?
Perguntas para o grupo 3:
- Como é feita a orientação sexual na família
evangélica?
- É verdade que a igreja prega que o sexo só deve
ser praticado depois do casamento? Argumente.
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso fácil
a internet. Quais os cuidados que a igreja está tendo quanto ao acesso dos seus
membros a sites pornográficos?
4 - Depois, os “jornalistas” vão apresentar para a
turma as respostas dos grupos.
5 - Em seguida, trabalhem os pontos levantados na
lição, apresentando argumentos bíblicos, confirmando, acrescentado ou
contrapondo, se necessário, com as respostas dos grupos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário