Lição 06: Parábola do castigo e exílio de Judá
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Parábola
do castigo e exílio de Judá.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Você Sabe Seguir Instruções?”
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Você Sabe Seguir Instruções?
Objetivos:
Refletir
sobre a importância da obediência à Palavra de Deus.
Promover
de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se
embaraçando com outros apelos.
Material:
01
cópia para cada aluno da atividade “Você sabe seguir instruções?”(ver abaixo) e
caneta.
Procedimento:
-
Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
-
Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.
-
Observem as atitudes dos alunos.
-
Conforme orientação inicial do texto, o aluno deveria ler tudo antes de
realizar qualquer outra ação. Mas, os apressados não observam esta consigna e
realizam as ações solicitadas.
-
Durante a execução da atividade, observem se algum aluno observou a orientação
inicial do texto e, sem que os demais vejam, solicitem que não falem que os
colegas estão errados.
-
Depois que todos terminarem, trabalhem com os alunos sobre a importância de
observar qual regra era para ser seguida e questionem a razão deles não terem
observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
Aguardem
as respostas.
-
Então, falem: Muitas vezes não observamos o que a Bíblia nos ensina e nos
adverte e, por consequência, cometemos
falhas. Devemos ler a Bíblia diariamente, observar seu ensino e obedecer.
-
Leiam:
Sl
119. 97 e 105: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!
Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para o meu caminho”.
Mt
7.24 “Todo aquele que, pois, que escuta
estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou
a sua casa sobre a rocha”.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
Texto da Dinâmica: Você sabe seguir instruções?
Leia
tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01
– Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02
– Passe um círculo em volta da palavra nome.
03-
Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04
– Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05
– Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06
– Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07
– Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08
– Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço
direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09
– Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da
cadeira por 10 segundos.
10
– Conte em voz alta de 10 a 01.
11
– Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12
– Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13
– Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14
– Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a
frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao
seu colega do lado.
Autoria desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário