Juvenis -
Currículo do Ano 2: Ética cristã para a juventude
Lição 10: Ética cristã no relacionamento
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Ética cristã no relacionamento.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “A amizade é como
Matemática”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A amizade é como Matemática
Objetivo:
Refletir sobre a importância das amizades, as influências
positivas e o cuidado com as negativas.
Material:
Sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e
divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01 cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo
no procedimento)
02 cartolinas(01 para cada grupo)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais
matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência,
feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
- Depois,
apresentem para os alunos os seguintes versos, escritos numa cartolina:
A amizade é como Matemática:
A alegria é somada.
A tristeza é diminuída.
A confiança é multiplicada.
E felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
- Agora, dividam a turma em 02 grupos.
- Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa
cartolina:
Utilizando os símbolos matemáticos, o que vocês desejam
que haja na amizade com os colegas?
Se houver dificuldade, peçam para que eles sigam o
exemplo dos versos lidos anteriormente, e ainda assim falem:
O que vocês desejam que seja somado na amizade?
O que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na
amizade?
- Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade.
Depois, cada grupo vai apresentar de forma objetiva o que escreveram na
cartolina.
- Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos
apontaram e enfatizem a importância quanto ao cuidado com as amizades e suas
influências positivas e negativas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário