Jovens: Isaías, eis-me aqui, envia-me a mim
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A
chamada e purificação do profeta,
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Santificação”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Santificação
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de um posicionamento quanto à santificação.
Material:
01 caixa
01 chocolate ou bala para
cada aluno
Versículo digitado: “Mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
01 grampeador
Procedimento:
Antes da aula:
Prendam o versículo no
chocolate utilizando o grampeador
Coloquem dentro da caixa
Na aula:
- Apresentem uma caixa, não
falem o que tem dentro.
- Façam um certo suspense e
depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a mão dentro caixa.
Façam uma contagem,
escrevendo a quantidade dos:
Que vão colocar a mão dentro
da caixa
Que não vão colocar a mão
dentro da caixa
Que estão indecisos
É interessante que haja
estes 03 tipos de pessoas.
- Depois, peçam para que os
alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa, para que com cuidado ponham
a mão dentro dela.
Isto deve acontecer com
todos os alunos que responderam afirmativamente. Orientem para que não falem
sobre o que pegaram.
Neste momento, pode acontecer
de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se houver resistência, não
insista.
- Falem: Nesta atividade,
vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as pessoas possuem 03
ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma vida de santidade,
outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes. Mas, Deus requer de
nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade.
- Para concluir, abram a
caixa e entreguem para eles um chocolate, com um versículo fixado com
grampeador: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em
toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário