Juvenis -
Currículo do Ano 2: Ética cristã para a juventude
Lição 07: A ética cristã e a violência na
menoridade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: A
ética cristã e a violência na menoridade.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a
dinâmica “Estamos no mesmo barco”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Estamos no mesmo barco
Objetivo: Estudar o tema da violência social, de forma
contextualizada.
Material:
Reportagens sobre diversos tipos de violência
Procedimento:
- Entreguem para os alunos várias reportagens sobre
violência.
- Peçam para que eles agrupem estas reportagens por
tipo de violência.
- Perguntem: Quantos aqui na classe sofreram algum
tipo de violência social?
Certamente, quase a totalidade da turma vai
responder que sim.
Aguardem as respostas e comecem a tabular a
quantidade de acordo com o tipo de violência, por exemplo: assalto, roubo,
bullying, assassinato, assédio moral e/ou sexual, perseguição, sequestro etc.
Façam uma abordagem mesmo sucinta sobre a violência
doméstica, Lei no 11.340/06(conhecida como Lei Maria da Penha).
Há outra violência que não pode ser esquecida que é
o Bullying, pois há crianças, adolescente se jovens sofrendo este tipo de
violência dos colegas e estão calados, passando por situações constrangedoras e
humilhantes na escola, e, seus pais e eles mesmos precisam denunciar estes fatos.
Procurem informações sobre estes tipos de violência
num site de busca, nos quais vocês poderão ler sobre isto.
- Falem de exemplos registrados na Bíblia sobre
violência, como: Caim que matou Abel, o homem da parábola do Bom Samaritano.
- Falem: A origem da violência está no pecado e que
Caim cometeu o primeiro assassinato (Gn. 6.5).
O que podemos concluir? Abel, o homem da parábola e
nós passamos por situações semelhantes, isto é, somos também vítimas de
violência. A violência não é algo do mundo moderno. Estamos no mesmo barco.
Mas, lembrem-se de que Jesus está conosco no barco,
quando somos surpreendidos pelas tempestades da vida. Leiam Mt 4.34 a 41.
- Agora, trabalhem sobre a violência praticada por
crianças e adolescentes.
Por Sulamita Macedo.
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