Adultos: O Desafio da Evangelização – Obedecendo ao
ide do Senhor Jesus de levar as boas-novas a toda criatura
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A evangelização dos grupos desafiadores.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Evangelho Inclusivo”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica: Evangelho Inclusivo
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre evangelho para todos.
Refletir
sobre a evangelização dos grupos desafiadores: Prostitutas, Homossexuais,
Criminosos e Viciados.
Material:
04
placas, cada uma com 01 dos nomes: Prostitutas, Homossexuais, Criminosos e
Viciados
Procedimento:
-
Entreguem para 04 alunos as placas com os nomes: Prostitutas, Homossexuais,
Criminosos e Viciados(01 placa = 01 aluno).
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Os 04 alunos que estão com as placas devem se posicionar fora do círculo.
-
Falem: Jesus disse: “Vinde a mim, todos
os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”(Mateus 11:28-28).
-
Peçam para que os alunos repitam o versículo.
-
Falem: “Deus amou o mundo de tal
maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João
3:16-16).
-
Peçam para que os alunos repitam o versículo.
-
Falem: Fomos alcançados pelo grande amor de Deus. Hoje, gozamos da salvação.
Mas,
há aqueles que ainda não conhecem Jesus como salvador. Quem são eles? Olhem ao
seu redor!
Repitam:
Quem são eles?
Os
alunos devem ler o que está escrito nas placas.
-
Como temos agido diante destes 04 grupos desafiadores?
Temos
nos fechado(peçam para que os que estão no círculo se juntem bastante),
excluindo-os, por preconceito, medo...?
Estamos
dispostos a cumprir o IDE para todos, de acordo com Marcos 16:15: “E
disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.
-
Então, o que precisa ser feito?
Aguardem
a atitude dos alunos com relação aos 04 alunos que estão fora do círculo.
Espera-se
que eles se dirijam aos 04 e falem da salvação ou chamem para fazer parte do
círculo.
Se
os alunos não fizerem, orientem para que façam.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário