Juvenis -
Currículo do Ano 2: Ética cristã para a juventude
Lição 08: Ética cristã no namoro
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Ética
cristã no namoro.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a
dinâmica “O tempo certo”.
- Em seguida, leiam e reflitam com os alunos sobre
o texto “Os dez mandamentos do namoro” do Pr. Josué Gonçalves(postado abaixo,
na indicação de leitura).
Sugiro que vocês digitem os dez mandamentos abaixo,
colem numa cartolina ou papel madeira, coloquem em local visível somente neste
momento da leitura do texto.
Depois, os alunos deverão ler em voz alta e em
seguida perguntem: O que vocês acham destes 10 mandamentos? Aguardem as
respostas e depois falem: Agora, vamos ler as orientações do Pr. Josué Gonçalves
sobre isto. Então, façam a leitura do texto, de forma compartilhada, refletindo
sobre cada ponto.
1. Não namore por lazer
2. Não se prenda em um jugo desigual
3. Imponha limites no relacionamento
4. Diga não ao sexo
5. Promova o diálogo e a comunicação
6. Cultive o romantismo
7. Mantenha a dignidade e o respeito
8. Pratique a fidelidade
9. Assuma publicamente seu relacionamento
10. Forme um triângulo amoroso: O casal e Deus.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Indicação de
Leitura
Os 10
Mandamentos do Namoro
Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o
ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão,
tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que
amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário
disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e
traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do
ponto de vista de Deus.
1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e
o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica
para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de
namoros bem ajustados.
2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co
6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma
nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo
pessoas que frequentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos
ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.
3. Imponha limites no relacionamento: o namoro
moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele
intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são
normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo
mandamento.
4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser
praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso
permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento;
fora dele é impureza.
5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é
essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite
conversar sobre qualquer assunto.
6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve
ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é
coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.
7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro
equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O
respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro.
Desrespeito é falta de amor.
8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro
leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em
qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a
leviandade.
9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma
pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar
contra seus sentimentos ou escondê-los.
10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente
cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do
namoro.
Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva
integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja
feliz.
Pr. Josué Gonçalves
Dinâmica: O
tempo certo
Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na vida do
adolescente.
Refletir sobre o tempo adequado para o namoro.
Material:
02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
Aproximadamente ½ kg de arroz cru
04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais,
depende do tamanho do vaso).
Procedimento:
Observação Importante! Façam esta dinâmica,
primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão
utilizados para as duas situações descritas abaixo.
- Apresentem 01 vaso, os bombons e o arroz.
O vaso vai representar sua vida e suas atividades.
Os chocolates vão representar as atividades mais
importantes.
A quantidade de arroz vai representar as coisas
menos importantes.
- Falem: Acabamos de estudar que há tempo para
todas as coisas, mas a prioridade para o adolescente deve ser:
Amizades
Igreja
Estudos
Lazer
Para cada uma destas prioridades, vocês colocam 01
bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons
deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Apresentem o arroz e perguntem:
Esta quantidade de arroz cabe dentro deste
vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).
- Coloquem, com cuidado, o arroz até a borda.
Agora falem: esta parte de arroz representa as
atividades menos importantes, além daquelas já apontadas como prioridades.
Falem: Perceberam que coube tudo? E se fizermos os
processo inverso?
- Agora, peguem o outro vaso, coloquem o arroz e
depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Os bombons não couberam totalmente no vaso.
Falem: O
arroz colocado em primeiro lugar representa alguma atitude que não é
prioritária, ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem
espaço.
- Concluam falando sobre a importância do que é
prioritário na vida do adolescente. Enfatizem que o tempo para o namoro vai
chegar no tempo certo.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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