Adolescentes –
Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes
Lição 07: Agostinho e Aquino: doutores da Igreja
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Agostinho: e Aquino doutores da Igreja.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
Graça de Deus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Graça de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a Graça de Deus, a salvação, que é para todos.
Material:
01
caixa de presente
Balas
ou chocolate(01 para cada aluno)
Versículo
digitado em tamanho pequeno – Tito 2.11 “Porque a graça de Deus se há
manifestado, trazendo salvação a todos e os homens”.
Frase
digitada da largura da caixa: “Este presente não é somente seu, distribua com
os colegas”.
Papéis
para sorteio
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Fixem os versículos nas balas com grampeador, se preferir vocês podem colar.
-
Escrever o nome dos alunos para o sorteio.
-
Arrumem a caixa da seguinte forma:
As
balas no fundo da caixa.
Por
cima das balas, coloquem a frase digitada no papel da largura da caixa: “Este
presente não é somente seu, distribua com os colegas”.
DURANTE
A AULA:
-
Apresentem a caixa de presentes.
-
Falem que na caixa há algo muito importante.
-
Falem: Quem deseja receber este presente?
-
Façam o sorteio do presente.
-
Orientem ao ganhador para que ele abra caixa de presentes.
O
aluno deverá abri-la e realizar a orientação contida na caixa, já descrita
acima.
-
Depois, os alunos deverão ler o versículo que está pregado na bala.
-
Para concluir falem, a salvação pela Graça é para todos, é um presente muito
valioso que recebemos de Deus. Da mesma forma, que o presente(apresentem a
caixa) não era somente para um, mas para todos vocês, assim também a salvação
para todos quantos aceitam a Cristo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário