Jovens: Isaías, eis-me aqui, envia-me a mim
Lição 09: O sinal do Emanuel
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O
sinal do Emanuel.
-
Para introduzir o estudo sobre o tema, utilizem a dinâmica “Emanuel”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Emanuel
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre o sinal do Emanuel.
Promover
socialização entre os alunos, através da apresentação do seu nome, seu significado
ou algo relacionado à escolha dele.
Material:
Lista
nominal dos nomes dos alunos.
Papel
colorido ou cartolina para escrever o nome do aluno e o significado do nome.
Procedimento:
Antes da aula:
Durante
a semana procurem o significado dos nomes dos alunos em livros ou sites
específicos.
Organizem
em pedaços de papel colorido ou cartolina o nome do aluno e o significado, como
no exemplo abaixo:
Sulamita
|
Que possui a
perfeição
|
A preferida de
Salomão
|
Durante a aula:
-
Façam uma surpresa para os alunos, entregando o significado do nome de cada um.
-
Peçam para que os alunos expressem o que acharam do significado do nome e o que
acham da escolha deste nome para eles/elas.
Para
aqueles nomes que vocês não encontraram o significado, perguntem para o aluno
quem escolheu esse nome e/ou conte algo relacionado a ele.
Algumas
pessoas, nesse momento, se emocionam por lembrarem-se de entes queridos que já
partiram ou mesmo por recordarem-se da infância e até de apelidos.
-
Depois, falem: A escolha do nome de uma pessoa é muito importante. No Antigo
Testamento, o nome das pessoas relacionava-se com suas características e também
ao caráter. Alguns personagens bíblicos tiveram seus nomes modificados devido a
uma experiência com Deus.
-
Escrevam no quadro a palavra EMANUEL.
-
Perguntem: A quem se refere o nome EMANUEL e qual seu significado?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que se refere a Jesus e o
significado é “Deus conosco”.
-
Agora, falem: É sobre o sinal do Emanuel que vamos estudar na aula de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário