Adolescentes –
Currículo do Ano 2: Aprendendo com as cartas
Lição 09: Cristo vem!
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Cristo
vem!
-
Depois, utilizem a dinâmica “Arrumando a
Mala”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02
cartolinas
02
pincéis atômicos.
Procedimento:
-
Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o
voo será daqui a uma hora.
-
Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.- Mostrem a mala, que será
representada pelo quadro ou a cartolina.
-
Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
-
Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para
que parem de escrever.
-
Várias situações podem acontecer:
1
- Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2
- Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando
objetos de mais necessidade.
3
- Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em
pouco tempo.Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem
extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
-
Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a
preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
Vejamos:Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento,
negligenciou suas ações no tempo para a preparação.Para a situação 02:
Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as
ações.Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o
Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
-
Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no
Arrebatamento.
-
Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de
hoje.
-
Então, comecem o estudo da lição.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário