Jovens: Em Espírito e em verdade – a essência da
adoração cristã
Lição 10: A adoração sem conhecimento
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A adoração sem conhecimento.
-
Introduzam o estudo do tema com a aplicação da dinâmica “Adoração”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Adoração
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre adoração.
Desenvolver
rapidez de raciocínio e ação.
Material:
05
cartolinas e pincel atômico
Observação:
Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la,
use folhas de papel ofício e caneta.
Procedimento:
Antes da aula:
Escrevam
cada pergunta abaixo numa cartolina.
Onde
adorar?
A
quem adorar?
Como
adorar?
Para
que adorar?
Quem
deve adorar?
Durante a aula:
-
Dividam os alunos em grupo, de acordo com o número de perguntas(05).
-
Entreguem para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma
pergunta.
Observação:
Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na cartolina.
-
Orientem os grupos para que comecem a responder a questão que receberam,
observando o tempo de 1 minuto.
-
Após 1 minuto, os grupos trocam de cartolina.
Esse
procedimento deve acontecer até que todos os grupos respondam todas as
perguntas.
Os
participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão acrescentar
informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas.
Observação:
Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupe, pois a
intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem com informações de forma
rápida em tempo reduzido.
-
Quando os grupos já tiverem respondido todas as questões, o professor deve
apresentar as respostas dos alunos, acrescentado outras informações ou corrigindo
algo se necessário.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário