Adultos: O Deus de toda provisão – Esperança e
sabedoria divina para a igreja em meio às crises
Lição 09: O milagre está em sua casa
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O
milagre está em sua casa.
- Utilizem para esta aula um
recurso visual. Fixem no quadro figura de 01 botija de azeite e vasos, se
preferir pode utilizar objetos, para substituir os vasos apresentem copos
descartáveis.
Quer
saber a importância dos recursos visuais?
Leiam
o Texto Pedagógico “A utilização de
Recursos Visuais na EBD”. Através da leitura dele, você vai entender a
importância de oportunizar aos
alunos situações que envolvam, além da audição, elementos visuais, atividades
que promovam a fala e o fazer. Pois, quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem,
mais eficaz ela será.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O
Que Você tem em Suas Mãos?”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Que Você tem em Suas Mãos?
Objetivo:
Refletir sobre as armas que usamos quando estamos em batalha e como agimos
diante das lutas.
Material:
Metade de uma folha de papel
ofício para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos a
metade de uma folha de papel ofício e peçam para que façam o contorno de uma
das suas mãos.
- Perguntem:
O que você tem suas mãos
como instrumento de batalha e como tem se portado na luta?
Ou o que você possui?
- Antes que os alunos
respondam, apresentem o que estes personagens bíblicos possuíam para a luta.
Moisés tinha uma vara
Rei Jeoás tinha em suas mãos
um arco e flecha
Davi tinha uma funda e 05
pedrinhas
Jacó tinha um cajado
Sansão tinha a queixada de
um jumento
O menino tinha 02 pães e 05
peixes
Raabe tinha um cordão um fio
de escarlata
A viúva endividada tinha uma
botija de azeite e vasos emprestados
E você o que tem em suas
mãos?
- Peçam para que eles
escrevam dentro da mão quais as atitudes e as formas de luta ou de defesa
diante das dificuldades que eles estão usando, podendo ainda acrescentar nomes
de pessoas que ajudam em oração e conselhos.
- Solicitem para que os
alunos socializem o que escreveram, de forma objetiva.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
A utilização de Recursos Visuais na EBD
A todo o momento recebemos
estímulos visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para
determinados fins.
Na Educação Cristã, os recursos
visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como
para adultos.
Mas, o que são recursos visuais?
Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples
ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos,
mapas, cartazes, slides, filmes etc.
Vejamos, então algumas vantagens de
sua utilização:
- Desperta a atenção
- Estimula o interesse e a
percepção
- Torna a aprendizagem mais rápida
- Aumenta a retenção da
aprendizagem
- Motiva a apresentação e o aluno
- Torna a aula mais atrativa
Sabendo dessas vantagens, o
professor deve utilizar, sempre que possível, os recurso visuais, nas aulas da
EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme
sua criatividade e condições.
Há uma pesquisa, muito difundida no
meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo
os sentidos envolvidos no ensino:
O aluno aprende:
20%
do que ouve
30%
do que vê
50%
do que vê e ouve
70%
do que ouve, vê e fala
90%
do que ouve, vê, fala e faz
Observem que quando apenas ouvimos
durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta
para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando
participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos
na aprendizagem mais eficaz ela será!
Então, professor, além de sua fala,
agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que
haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema,
tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de
paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e os
alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
muito bom. Que deus continue abençoando.
Qual o melhor momento para utilizarmos as dinamicas.
Willian Ferreira, muito obrigada pela visita ao blog.
Fico feliz ao saber que gostou das postagens do blog. Faça bom proveito.
Quanto ao melhor momento para realizar uma dinâmica, vai depender do tema da aula, dos objetivos da realização da dinâmica etc.
A dinâmica "O que você tem em suas mãos?" eu sugeri na postagem da lição dos adultos, para realizar no final da aula.
Volte sempre!
Postar um comentário