Juvenis -
Currículo do Ano 2: O que vem por aí?
Lição 08: O Milênio
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O
Milênio.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica "O Milênio".
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Milênio
Objetivo: Estudar as características do reino de Jesus na
Terra, no período milenial.
Material:
01 coroa
Nome digitado “Milênio”
01 quadro ou 01 cartolina
01 caixa
Nomes digitados e recortados sobre as
características do reino do Messias(ver no procedimento)
Procedimento:
- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre um
reino que há de vir, o governo de Jesus na terra, também chamado de Milênio.
Como o nome sugere, será um período de 1000 anos, sendo a paz, a justiça e a
prosperidade as principais características desta época. Em Zacarias 14.9 lemos
que Jesus será o rei de toda a terra.
Ao falar estas informações, coloquem no quadro o
nome “Milênio” e apresentem a coroa ou uma figura dela, representando o reinado
de Jesus.
- Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos
vivenciando – o mundo sem paz e amor, injustiça, desigualdade social, falta de
moradia, problemas na saúde, morte, violência, guerra.
- Falem: Vocês já imaginaram como será o governo de
Jesus com relação a estas questões que afligem a humanidade?
Registrem as respostas dos alunos no quadro ou
cartolina.
- Falem: Vamos agora estudar as características
deste período, conforme o que Bíblia ensina.
- Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há
uma revelação a ser feita sobre as características do reino do Messias.
Antes da aula, coloquem dentro da caixa as
características separadas.
Nesse momento, peçam para que os alunos retirem e
leiam as características(vejam abaixo):
O governo alcançará todas as nações(Zc 14.9)
Jerusalém será a capital espiritual e política do
mundo(Is 2. 1 a 3)
Jesus governará com a Igreja(Ap 20.6)
Jesus governará com justiça e retidão(Is 23.1)
Paz abundante - Is 54.13;
Guerra não haverá –
Is 2.4
Justiça haverá – Is 11.2 a 4
Habitação para todos – Is 65.21, 22
Longevidade e saúde haverá – Zc 8.4,5
Morte será rara – Is 65.20
Fertilidade humana aumentada – Zc 8.5
Ferocidade dos animais não haverá – Is 11. 6-9
Produção agrícola aumentada(Jr 31.12)
Quando o aluno fizer a leitura da característica,
outro aluno deverá ler a referência. Então, vocês devem entregar a referência
para 8 alunos, logo no início da dinâmica,
para que procurem na Bíblia e deixem marcada para ler no momento que for
solicitado.
- Perguntem: Quer participar do reino com estas
características?
Vejam quem estará neste período:
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e
foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados
pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta,
nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e
viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil
anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na
primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão
sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”(Apocalipse
20:4-6).
- Para concluir, leiam: “E o sétimo anjo tocou a
sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo
vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o
sempre”(Ap 11:15).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário