Juvenis -
Currículo do Ano 2: O que vem por aí?
Lição 09: O destino dos justos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O
destino dos justos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Vida
Eterna”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Vida Eterna
Objetivo: Estudar sobre a vida eterna.
Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da
parte e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da
metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar
dentro da outra metade dos envelopes
Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com
envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a
expressão Vida Eterna e na outra metade Perdição Eterna.
- Os alunos devem escolher um dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar
02 grupos, um com o nome vida eterna e outro perdição eterna.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que
deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a
vida eterna”(Jo 3.16).
- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem o
aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas
aqueles que não o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão a vida
eterna.
- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não
sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma
consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida
cristã. Parabéns pela escolha acertada!
- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é,
fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a
escolha entre aceitr ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar
onde passaremos a eternidade.
- Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita:
Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado
desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua
esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o
diabo e seus anjos”(Mt 25:41).
Por Sulamita Macedo.
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