Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Família e
relacionamentos
Lição 08: Estudar é preciso
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Estudar é preciso.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Há tempo para estudar...”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Há tempo para estudar...
Objetivo:
Refletir sobre o tempo destinado para estudar.
Material:
01
desenho de relógio grande
01
borracha e lápis grafite para cada aluno
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os
intervalos das horas as atividades que executa por dia.
-
Observando o que vocês preencheram no relógio, respondam oralmente estas
perguntas:
Quais
as ações que demandam mais tempo?
Quais
as ações são prioritárias?
Que
horas você acorda?
Que
horas você vai e volta da escola?
Quanto
tempo está reservado para o estudo?
Que
horas você vai dormir?
Quanto
tempo você passa na internet?
-
Falem: O dia tem 24 horas, nesse tempo vocês realizam várias atividades, mas o
que precisa ser modificado no nesse relógio preenchido por vocês?
Entreguem
a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o
tempo destinado as várias atividades, enfatizando o tempo para os estudos.
-
Para finalizar leiam Pv 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para
todo o propósito debaixo do céu”.
Por
Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário