Adultos: O Deus de toda provisão – Esperança e
sabedoria divina para a igreja em meio às crises
Lição 10: Adorando a Deus em meio a calamidade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Adorando
a Deus em meio a calamidade.
-
Falem de forma objetiva sobre a calamidade a que se refere o título da lição.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para o item I, utilizem mapa para apresentar a divisão do reino de Israel, em
Norte e Sul.
-
Para o estudo do item 3 da lição, dividam a turma em 03 grupos.
Cada
grupo fica com um sub-tópico desse item. Eles devem ler em grupo e em seguida
apresentam para a turma.
Quer
saber mais como utilizar o método de Divisão em Grupos? Leiam o texto
pedagógico Método
de Divisão em Grupos nas aulas da EBD(postado abaixo).
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “A
Chave”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Sugestão para a conclusão do 4º.trimestre/2016: Roda
de conversa
Fazer
uma pequena retrospectiva do Deus de toda provisão na vida dos personagens estudados
nas lições
Pedir
para os alunos falarem como Deus tem sido o provedor em suas vidas e família.
Dinâmica: A Chave
Objetivo:
Refletir sobre a importância e a eficácia da oração.
Material:
01
chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
-
Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
Aguardem
as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se
esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
-
Falem que a oração pode ser comparada a uma chave.
-
Perguntem: O que a oração pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir:
Salvação, emprego, aprovação num concurso, solução de um problema etc.
Fechar:
livramentos (acidentes, assaltos), orações que não estão de acordo com a
vontade de Deus etc.
-
Solicitem aos alunos que apontem dois exemplos do Antigo Testamento de orações
que representam o ABRIR e FECHAR e também mencionar situações vivenciadas por
eles.
-
Para finalizar, leiam II Cr 7.14:
“E
se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a
minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e
perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Método
de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
O Método de Divisão em grupos, como
o próprio nome sugere, consiste na divisão da totalidade dos alunos em pequenos
grupos, com objetivos definidos para estudo de um tema ou uma atividade, sob a
orientação de um professor ou um líder, com apresentação de resultados.
Este método possibilita a
participação, a comunicação, estimula a troca de ideias, pessoas tímidas se
sentem mais encorajadas para falar e propicia a capacidade de liderança.
Alguns cuidados na utilização deste
método precisam ser observados, como: o assunto principal pode ser desviado,
daí a necessidade de uma liderança firme e habilidosa; há ainda, a
possibilidade de uma pessoa dominar a discussão, deixando de lado os demais
componentes sem participação; quando não há conhecimento do tema, as
contribuições dos grupos podem ser limitadas, dessa forma é interessante uma
boa orientação do professor para este tipo de trabalho.
Os desafios para a utilização deste
método, nas aulas da Escola Dominical, aparecem devido a estrutura da EBD, na
qual a maioria das aulas acontecem dentro do templo e a organização das classes é feita por
agrupamento em bancos de madeira, pesados e difíceis de serem arrastados. Mesmo
assim, há formas de fazê-lo, veja quais as possibilidades:
-
Dividir a turma por proximidade, isto é, os grupos são formados por alunos que
estão próximos, sem mexer nos bancos etc.
-
Solicitar o uso de uma sala ou outro espaço que porventura a igreja
disponibilize para aulas da EBD; então, é interessante um agendamento prévio
com o superintendente, para que seja reservado este ambiente, como também
realizar a permuta de local, caso alguma turma utilize costumeiramente aquele
espaço.
Durante o trabalho em grupo é
interessante, que o professor passe em cada grupo, tirando dúvidas e observando
o direcionamento da atividade. Dividir os alunos em grupos não significa
momento de descanso para o professor, a atenção deve ser redobrada, tanto no
momento da atividade em si, como na apresentação.
No
momento da apresentação, permaneça diante da turma, ao lado dos alunos de cada
grupo. Dessa forma, você estará dando suporte emocional aos que estão nervosos
e sendo assim eles se sentirão mais seguros. Observe o que está sendo dito,
acrescente outras informações e corrija se necessário.
Geralmente,
quando o professor pede que formem grupos, a tendência natural é que os alunos
se agrupem com aqueles que mais conversam e têm mais interação. Mas, a divisão
dos alunos pode ser feita de forma criativa, dependendo do que você deseja
alcançar; se você procura também promover socialização, veja algumas dicas:
-
Distribua recortes de cartolina de cores diferentes de acordo com o número de
grupos que você deseja formar; observe a quantidade de alunos, veja a
quantidade de grupos que podem ser formados e o número de elementos do grupo,
separe a quantidade de cores; distribua aleatoriamente e solicite que os alunos
se grupem pela cor.
- Há ainda uma variação, usando
cores diferentes: colocar o pedaço de cartolina colorida nas costas dos alunos,
com fita adesiva, sem que eles vejam a cor. Depois, peça para que se agrupem de
acordo com a cor que está nas costas. A princípio, eles vão estranhar, pois não
estão vendo sua cor, mas observem as saídas que eles encontrarão, sempre tem
alguém que toma a iniciativa e pergunta qual a cor que ele tem nas costas e
também coopera com o colega falando a cor dele. Então, o agrupamento acontecerá
através do ato colaborativo entre eles.
- Outra maneira de dividir os
alunos em grupos é feita com a utilização de números, que podem ser
distribuídos para os alunos para que formem grupos que tenham a mesma numeração
ou, ainda, colocar o número nas costas, tendo o mesmo procedimento já descrito
no parágrafo anterior.
- Utilizar quebra-cabeças para
dividir os alunos em grupos também é possível; para isto, escolha figuras, cole
numa cartolina e no verso trace linhas para formar o quebra-cabeça e recorte; a
quantidade de peças do quebra-cabeça dependerá da quantidade de componentes que
você deseja para cada grupo. Antes de formar os grupos, misture as peças de
todos os quebra-cabeças e oriente os alunos para que procurem outros colegas
que tenham peças referentes a uma mesma figura e monte o quebra-cabeça.
Após
a organização dos grupos, perguntem aos alunos o que acharam da forma para a
divisão deles em grupos, reflita sobre a importância da integração entre eles e
comece a atividade proposta. É interessante ter controle sobre o tempo da
atividade, então estipule o tempo que durará a tarefa e no processo fiquem
lembrando aos alunos sobre o tempo já decorrido ou o que ainda dispõem.
Para
o resultado da atividade grupal, o tempo também deve ser bem controlado. Há
diferentes formas de apresentação, podendo ser escolhida apenas uma pessoa do
grupo para isto, ou todos do grupo apresentam uma parte, com uso apenas da voz
ou com algum material disponibilizado(cartolina, pincel atômico etc) ou se
deixar a critério deles, formas criativas vão aparecer, como esquete, música,
poema, mímica etc.
Agregar
o método de Divisão em grupos à aula expositiva é uma forma de dinamizar o
ensino e proporcionar a participação dos discentes no processo de aprendizagem.
Utilizá-lo na EBD é possível, observe e coloque em prática as orientações aqui
expostas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário