Adultos: O
Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Lição 05: Jacó, um exemplo de caráter restaurado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Jacó, um exemplo de caráter restaurado.
- Falem: O título da lição nos
remete a duas situações: uma pessoa com traços negativos e positivos de
caráter, pois há afirmação de um caráter restaurado.
- Perguntem: O que conhecemos
da história de Jacó, dentro deste
contexto?
Deixem
que os alunos relatem, mas com uma condição: a informação que um aluno falar
não poderá ser repetida por outro colega. Isto promoverá mais atenção e o
relato da história não tomará muito tempo.
À medida
que os alunos falarem, vocês vão escrevendo os traços negativos e positivos do
caráter de Jacó, antes e depois de sua restauração.
Escrevam
no quadro as características, as negativas de um lado e as positivas do outro.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Semeadura e Colheita”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
Semeadura e Colheita
Objetivo:
Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01 cesta pequena com sementes
variadas.
01 copo descartável
pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que
o homem semear, isso também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio da
semeadura e da colheita. Estudamos sobre o personagem Jacó que enganou e foi
enganado. Semeou mentira colheu também o engano.
- Perguntem: Que tipo de
sementes estamos semeando? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo
descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a
cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades
diferentes e coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que os
alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam
cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e
com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de
Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já imaginou
a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que
semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância
também ceifará.”
- Analisem ainda que há
sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais
para que brotem.
Depois façam uma relação disto
com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores
cuidados e tentativas para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl
5.22.
Por Sulamita Macedo.
4 comentários:
Amei seu tutorial e a dica de dinamica. Que Deus continue derramando de suas bencaos sobre sua vida e de sua familia.
Muito obrigada pela visita ao blog.Que bom que gostou! Faça bom proveito!
Amo esse blog!
Todas as semanas leio suas postagens. Elas me ajudam muito no desenvolvimento na minha sala de aula da ebd.
Elieuda, muito obrigada pela visita constante ao blog. Fico feliz ao saber que gosta das postagens e que elas ajudam na execução de suas aulas. Volte sempre!
Postar um comentário