Adolescentes Currículo 2022: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 01: Jesus, o Mestre que ensinava por parábolasProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Jesus, o Mestre que ensinava por parábolas, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Ensinando
por Parábolas”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Ensinando por parábolas
Objetivos:
Introduzir o estudo
sobre as parábolas de Jesus.
Identificar as
parábolas, que serão estudas neste trimestre, através dos títulos das lições.
Material:
01 quadro branco
01 mesa
Títulos das lições de 02
a 13 digitados
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Coloquem no centro do círculo
uma mesa com os títulos das lições de 02 a 13 sobre ela.
- Perguntem:
Como seus professores da
escola, que você está estudando, ensinam?
Aguardem as respostas e
anote-as num quadro ou cartolina.
Qual a forma que seus
professores da EBD estão ensinando?
Aguardem as respostas e
anote-as num quadro ou cartolina.
- Falem: Vocês
observaram que os professores têm maneiras diferentes de ensinar. Nesta lição,
vamos estudar sobre o mestre Jesus que ensinava por parábolas.
- Em seguida, perguntem:
Vocês podem citar uma parábola que Jesus utilizou para ensinar?
Aguardem as respostas,
observem atentamente o que eles falam.
- Escolham uma das
parábolas citadas e peçam para que eles recontem a história e depois solicitem
que eles falem sobre o que Jesus queria ensinar com essa narrativa.
- Falem:
Agora, vocês vão identificar ou descobrir
quais as parábolas de Jesus que vamos estudar.
Venham até a mesa, observem cada título da
lição e descubram qual a parábola a que se refere.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos
para isto.
- Depois, anote cada resposta, se necessário
corrija ou acrescente os nomes das parábolas.
- Parabenizem os alunos pelo esforço para
relacionar os títulos com as parábolas.
- Agora, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário