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terça-feira, 15 de março de 2022

Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento

Lição 12: A Vida após o cativeiro

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Vida após o cativeiro. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para conclusão do estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Reconstrução”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Reconstrução

Objetivos:

Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual,

Contextualizar o tema da reconstrução dos muros de Jerusalém com a vida dos alunos.

Material:

- Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.

- Texto: Construa Sabiamente a casa da sua vida.

Procedimento:

1 - Falem: Neemias e o povo judeu reconstruíram os muros de Jerusalém e colocaram suas portas para promover segurança para as pessoas daquela cidade.

2 - Perguntem: Como está a construção da sua vida espiritual? Como você tem se defendido das ameaças externas e internas?

3 - Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua vida”.

“Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou.       

Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:

           - Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.

           Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.

Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.

Autoria do texto desconhecido.

4 - Falem: Neemias enfrentou opositores à obra que esta realizando, isto é, ele estava sofrendo ameaças externas, alheias a sua vontade. Mas, muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro e as portas de nossa vida espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.

5 - Coloquem no quadro as figuras, uma de cada vez, e perguntem o que representa cada figura na construção da nossa vida espiritual.

Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.

6 - Lembrem - se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”.

7 – Para concluir, leiam: "Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27

Por Sulamita Macedo.

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