Discipulando – 1º. Ciclo: Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Lição 12: Sendo
um Discípulo de Jesus
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Sendo um discípulo de Jesus, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o
conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
- Utilizem o quadro branco para
escrever alguma informação ou palavras-chave. Vocês podem
usar lápis de cores diferentes. Isto chama a atenção
dos alunos.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Ao trabalhar o
conteúdo da lição, observem estes pontos:
. Leiam: “Eu sou a
videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá
fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já
estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1-3).
. Perguntem: Nesta
metáfora da videira, quem é:
A Videira
O Lavrador
Os ramos
. Depois, falem sobre a
aplicabilidade da metáfora da Videira
Observação: O que é
metáfora?
Figura de linguagem que,
caracterizada pelo estabelecimento de uma analogia (relação de semelhança) entre
duas expressões ou palavras, estabelece uma transferência de sentido entre
ambas(Dicionário online de Português).
. Falem também sobre a
importância dos ramos em produzir frutos, porque está ligado na videira que é
Jesus.
Para enfatizar o amor
como a marca do discípulo, apliquem a dinâmica “A Marca do Discípulo”.
Tenham uma excelente e
produtiva!
Dinâmica: A Marca do
Discípulo
Objetivo: Refletir sobre o amor –
a marca do discípulo de Jesus.
Material:
01 coração pequeno para
cada aluno
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que
certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu
coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um
homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele
havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu
coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que
era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua
vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos
concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em
ação”(autoria desconhecida).
Leiam João 3.16 “Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um
coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos
alcançados.
- Também afirmem que é
pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos
dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns
aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos
amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os
alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor
podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na
verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os
alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de
“troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir
entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
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