Adolescentes Currículo 2022: A História Da Salvação
Lição 11: A importância da féProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A
importância da fé, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Fui comprado".
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
- Utilizem o quadro branco para
escrever alguma informação ou palavras-chave. Vocês podem
usar lápis de cores diferentes. Isto chama a atenção
dos alunos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fui comprado!
Objetivo:
Enfatizar que Jesus pagou o preço de nossa redenção e que pela fé somos
salvos por Ele.
Material:
Algumas moedas
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
- Perguntem: Você, quanto vale?(valor monetário).
- Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.
Peçam para que eles escrevam este valor no papel, que deve ser colocado
na roupa do aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.
- Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?
Quando o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito grande para com
Deus. Mas, Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do homem, enviando
seu filho Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem com Ele.
- Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?
Então leiam:
Rm 5.8: “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por
nós, sendo nós ainda pecadores”.
I Co 7. 23ª: “Fostes comprados por bom preço...”
- Falem: Esta é a graça de Deus, um favor não merecido que nos alcançou
gratuitamente, através do sacrífico de Jesus e que pela fé podemos gozar da
salvação.
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne,
vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo
riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma
maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”(Cl
2:13,14).
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é
dom de Deus”(Efésios 2:8).
- Nós fomos comprados por amor, pelo sangue de Jesus, gozamos de sua
comunhão, graça e salvação. Precisamos ser fiéis a Deus, para que não nos
embaracemos com as coisas desta vida.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário