Adultos - A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
Lição 13: A Leitura da Bíblia e a Educação CristãProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 - Apresentem o título da lição: A Leitura da Bíblia e a Educação
Cristã, escrevendo no quadro
branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras
e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover
uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem, a dinâmica “Educação Cristã”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Educação
Cristã
Objetivos:
Refletir sobre o
cuidado que o crente deve ter com sua formação cristã, através da Bíblia
Sagrada.
Material:
Uma sombrinha sem
defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel
ofício para cada aluno
01 coleção de lápis
hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos
pequenos, com um furo para pendurar um cordão
Procedimento:
- Apresentem a
sombrinha fechada.
- Perguntem: Para que
usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou
do vento forte.
- Falem: Para que a
pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
- Falem: Vamos agora
refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação a vida cristã.
- Agora, distribuam
papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma
palavra que resuma os ataques ao cristão sofre quanto sua vida cristã.
- Depois, fixem, com
fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os
ataques são externos.
Vocês devem acrescentar
outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não tenham sido
apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada
palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
- Perguntem: O que
estes ataques podem causar a formação espiritual e moral do cristão?
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem a
sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir o a vida cristã,
ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos e à mercê da atuação do
inimigo.
A sombrinha pode se
quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a
sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de
ação protetiva que cultivamos, para que não fique desprovida de ações
qualitativas centradas na Palavra de Deus.
- Falem: Mas, o que o
cristão pode fazer?
Distribuam os papéis
coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam para que os
alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que o crente
deve fazer para permanecer firme diante dos ataques contra ao cristão.
Depois, pendurem cada
papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de
resistência estão nas atitudes do cristão..
Leiam cada palavra para
os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a
sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes
ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou
quebrada indica que o cristão está completamente vulnerável aos ataques do
inimigo.
- Para concluir,
perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta
será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao
aspecto de que do cristão não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua
proteção contra as investidas, através da observância da palavra de Deus.
Isto acontece por meio
da Educação Cristã, que pode acontecer de forma individual, na família e na
igreja, principalmente na Escola Dominical com estudos de forma sistematizada.
- Para finalizar, leiam:
“Esta palavra é fiel e
digna de toda a aceitação”(1 Timóteo 4:9).
“Medita estas coisas;
ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem
cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo
isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”(1 Timóteo 4:15,16).
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e
proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em
justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para
toda a boa obra”(.2 Timóteo 3:14-17).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário