Jovens: Jesus, o Filho de Deus - Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João
Lição 13: Para que Creiais que Jesus é o Filho de Deus
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro:
Para que Creiais que Jesus é o
Filho de Deus.
Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, apliquem a
dinâmica “Quem é Jesus?”.
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover
uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Quem é Jesus?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Jesus.
Material:
Palavra JESUS digitada
½ folha de papel ofício para cada aluno
Pincel atômico
05 Envelopes
Expressões digitadas: Personagem mais importante da História, Grande
Filósofo, Comunista, Revolucionário, Político, Idealista Religioso, Homem
polêmico.
Digitar esta pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
Digitar estas respostas: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias,
Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias,
Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar: a.C(antes de Cristo) e
d.C(depois de Cristo).
Antes da
aula:
Enumerar os envelopes de 01 a 05.
Colocar no envelope 01 as expressões: Personagem mais importante da
História, Grande filósofo, Comunista, Revolucionário Político, Idealista
Religioso, Homem polêmico.
Colocar no envelope 02 a pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do
homem?” (Esta pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de
história em quadrinho).
Colocar esta resposta no envelope 03: Uns João Batista, Outros Elias,
Outros Jeremias, Um dos profetas.
Colocar a pergunta a seguir no envelope 04: “E vós, quem dizem que eu
sou?”
Colocar esta resposta no envelope 05: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus
vivo”(Mt 16.16)
Durante
aula:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo a palavra JESUS.
- Perguntem para os alunos: Para vocês quem é Jesus?
Entreguem para cada aluno meia folha de papel ofício e peçam para que
eles escrevam as respostas.
- Coloquem estas respostas ao redor da palavra JESUS.
- Entreguem para um aluno o envelope 01 e peçam para que abra e leia o
conteúdo e coloquem ao redor da palavra JESUS.
Personagem mais importante da história, Um grande filósofo, Um comunista,
Um revolucionário político, Idealista religioso, Homem polêmico
- Falem: Estas palavras ou expressões representam aquilo que muitas
pessoas sabem ou entendem sobre Jesus.
- Entreguem o envelope 02 para um aluno e peçam para que ele abra e leia.
“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta pergunta deve estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de
história em quadrinho.
Coloquem esta pergunta bem perto do nome JESUS, para indicar que foi
realizada por Jesus.
- Falem: Esta pergunta Jesus dirigiu aos seus discípulos.
- Agora, entreguem o envelope 03 a outro aluno e peçam para que leia a
resposta dos discípulos(Mt 16.14)
Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Coloquem estas palavras ao redor do nome JESUS.
- Agora, entreguem o envelope 04 para outro aluno e peçam para que abra.
Ele vai ler: “E vós, quem dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
- Agora, entreguem o último envelope(05) para outro aluno e peçam para
que leia.
“Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem que esta resposta foi de Simão Pedro, um dos discípulos de Jesus.
- Falem: Estamos vendo aqui várias opiniões sobre quem é Jesus.
- Depois, façam uma breve reflexão sobre as respostas que estão ao redor
do nome JESUS.
- Depois, perguntem: Por que o nome JESUS está no centro destas palavras?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a influência de Jesus sobre as pessoas
é muito grande e importante e tão significativa que a História está dividida
assim: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
- Coloquem abaixo do nome JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de
Cristo).
- Agora, falem: Vamos aprofundar o nosso conhecimento sobre Jesus através
da lição de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário