Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 13: Quatrocentos anos de silêncio
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Quatrocentos
anos de silêncio. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Para condução do estudo da lição, utilizem a dinâmica “Período Interbíblico”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações
próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com
a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes
dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente
e produtiva aula!
Dinâmica: Período Interbíblico
Objetivos:
Estudar o tema da aula de forma participativa, utilizando
a Metodologia Ativa de Aprendizagem.
Realizar uma pesquisa sobre os 400 anos de
silêncio e o período Macabeu,
Material:
Celular, notebook ou tablet dos alunos
01 marcador para quadro branco
01 mapa do império de Alexandre, o Grande
01 figura de um relógio antigo
O numeral 400 digitado em tamanho grande(fonte
100)
Dias antes da aula:
Solicitar aos alunos para que realizem uma
pesquisa sobre os 400 anos de silêncio e o período Macabeu.
Divulgar a pesquisa no grupo de WhatsApp da turma
e orientar que eles vão apresentar o que pesquisaram em um momento específico
da aula.
No dia aula:
- Organizem um quadro com o mapa, o numeral 400 e
a figura do relógio.
- Peçam para que os alunos se sentem formando um
semicírculo próximo ao quadro com o material do item anterior.
- Solicitem para que os alunos falem o que
pesquisaram sobre os 400 anos de Silêncio ou período Inter bíblico.
Observem atentamente o que eles afirmam. Corrijam
ou acrescentem outras informações se necessário.
- Depois, apresentem o mapa do império de
Alexandre(o Grande) e falem sobre esse império e sua importância para a
propagação do evangelho.
- Em seguida, peçam para que os alunos falem o que
pesquisaram sobre o período Macabeu.
- Para concluir, falem sobre a expectativa dos
judeus com relação ao messias e, contrapondo, apresentem o que o texto bíblico afirma
sobre Jesus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário