Juvenis Currículo 2022: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 01: Período IntertestamentárioProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Período Intertestamentário. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Falem: A lição 13 do
1º. Trimestre tinha como título: Quatrocentos anos de silêncio. A lição de
hoje: Período Intertestamentário.
- Perguntem:
Que relação existe
entre estes dois títulos?
São dois nomes para um
mesmo período?
Há outros nomes que
também identificam este espaço temporal?
Observem atentamente as
respostas(oportunizando participação dos alunos).
Escrevam as respostas
no quadro(recurso didático)
- Falem: No trimestre
passado, fizemos uma viagem pelo Antigo Testamento. Desembarcamos.
Perguntem: O que vocês
se lembram desta viagem?
Aguardem as respostas.
Aqui você está
utilizando o método de Perguntas e Respostas, o Conhecimento Prévio e
oportunizando a participação dos alunos.
- Agora, vamos iniciar
outra viagem de 13 dias pelo Novo Testamento.
Apresentem um mapa de
Israel referente a época de Jesus para situar o espaço geográfico no qual ocorrem
as ações relatas no NT.
Mapa é um recurso
didático e torna a apresentação documentada.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Ao estudar o item 1, utilizem a dinâmica “Reconstruindo o muro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Reconstruindo o muro
Objetivos:
Enfatizar sobre a importância de atitudes sábias para a construção de
nossa vida espiritual.
Material:
Procedimento:
- Falem: Os muros de Jerusalém foram reconstruídos e colocaram portas
para promover segurança para as pessoas daquela cidade.
- Falem: esta obra enfrentou opositores, isto é, ameaças externas, mas
Deus deu vitória.
Mas, muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro e as portas
de nossa vida espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos material
não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a atuação do
inimigo.
- Perguntem: Como está a construção da sua vida espiritual? Como você
tem se defendido das ameaças externas e internas?
- Coloquem no quadro as figuras citadas no item material, uma de cada
vez, e perguntem o que representa cada figura na construção da nossa vida
espiritual.
Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a
Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem
representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura
bíblica, o fruto do Espírito etc.
- Lembrem-se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam Ne 6.1 “Eu tinha
edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”.
Por Sulamita Macedo.
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