Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 11: Dominações e exílioProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Dominações
e exílio. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações
próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a
vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes
dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
Apresentem um mapa para apontar os dois
reinos(Norte e Sul).
Mapa é um recurso didático importante. Sua
utilização chama a atenção dos alunos e torna a explicação documentada.
- Para conclusão do estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Cativeiro”.
Tenham uma excelente
e produtiva aula!
Dinâmica: O Cativeiro
Objetivo: Contextualizar o tema
do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que passam os alunos.
Material:
Correntes confeccionadas com papel
Procedimento:
- Falem: Acabamos de estudar sobre o cativeiro e
exílio do povo hebreu.
- Falem: Muitos crentes vivem também um cativeiro,
preso a diversas dificuldades.
Neste momento coloquem a corrente de papel em
vários alunos, simbolizando o cativeiro – a dificuldade a que estão presos.
Qual o seu cativeiro?
Quem ou o que está lhe escravizando?
Seria interessante que alguns alunos relatassem
sobre “seu cativeiro”.
- Falem: Foi no cativeiro que o povo hebreu
retomou a comunhão com o Senhor. Posteriormente, foi liberto do opressor, este
fato é uma forma de entendermos que Deus intervém na história.
- Falem: Deus também pode intervir na história de
sua vida e libertá-lo daquilo que vem lhe oprimindo.
- Depois, leiam:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz;
no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o
livra de todas”(Sl 34.19).
- Perguntem: Quer ser liberto?
Confie na providência divina.
Agora, peçam para que os alunos arrebentem as
correntes, simbolizando a esperança de libertação.
Por Sulamita Macedo.
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