Adolescentes Currículo 2022/2023: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos
Lição 08: Abraão e Sara: A Semente de um Povo
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Abraão e Sara: A
Semente de um Povo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para concluir o esutdo do tema, apliquem a dinâmica “
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Promessa de Deus
Objetivos:
Refletir sobre o cumprimento das promessas divinas.
Renovar a esperança e a fé nas promessas de Deus.
Material:
01 folha de papel ofício dividida ao meio por um traço e caneta, para
cada aluno.
Procedimento:
Segundo o Dicionário Michaelis é
“1. Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga,
pela fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há
outros significados.
- Falem acerca da importância do cumprimento das promessas a nível
terreno. Também reflitam sobre do incômodo causado quando há falhas nas
promessas e o estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.
Vocês já passaram por alguma dessas situações?
Vocês ocasionaram ou foram
vítima?
- Agora, afirmem: O ser humano é falho, mas Deus não falha em suas
promessas.
Leiam Nm 23.19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem,
para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o
confirmaria?”
- Falem: Nesta lição, estamos estudando sobre o cumprimento de uma
promessa feita a Abraão e a Sara, que foi
cumprida com o nascimento de seu filho Isaque. Este é apenas um exemplo
de suas promessas que se cumpriram.
Vocês têm esperado por muito tempo por uma ou mais promessas divinas
para sua vida?
Vocês encontram-se desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!
Lembrem-se do que Deus já fez por vocês!
- Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno divida ao meio por
um traço.
- Solicitem aos alunos que escrevam do lado esquerdo as promessas que
ainda não foram cumpridas.
- Falem: Lembrem-se do que Deus já fez por você! Façam do lado direito
da folha, uma lista das situações que Ele cuidou e providenciou socorro para
você! Observem o quanto Deus já fez por vocês. Firmem-se em Suas promessas!
- Concluam, lendo:
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por
tardia...”(2 Pedro 3:9a).
“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala,
mas permanece para sempre”(Salmo 125:1).
Por Sulamita Macedo.
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