Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - A Segunda Vinda de Cristo e o Mundo Vindouro
Lição 08: O Domínio do Mal Sobre a Terra
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: O Domínio do Mal Sobre a Terra, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Falso
Profeta”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Falso Profeta
Objetivo:
Estudar sobre os falsos
mestres, pastores ou profetas, através de um exemplo de um objeto legítimo e
outro pirateado, observando suas características.
Material:
CD, DVD, relógio, bolsa,
celular, roupa, perfume, etc.
- Escolham um objeto dentre os
citados no material para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve
haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem para a classe e
perguntem se há diferença entre os objetos – os alunos não devem saber que há
um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas positivas e negativas, como também
alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem a
oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade
de utilização desses objetos: vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos
e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observe a reação da turma
diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a
pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou
falso?
Os alunos deverão emitir suas
opiniões.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas
interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura
colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar
maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.
- Para concluir, falem:
Observem a importância de conhecer as características do
verdadeiro e falso mestre, pastor ou profeta nos nossos dias. Mas, na lição de hoje, vamos estudar sobre o
aparecimento de um Falso Profeta, na época da Grande Tribulação, dominado por
Satanás.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário