Adolescentes Currículo 2022/2023: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos
Lição 09: Isaque e Rebeca, um Casal Especial
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Isaque e Rebeca, um
Casal Especial, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o esutdo do tema, apliquem a dinâmica “Coma o
Chocolate!”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Coma o Chocolate!
Objetivos:
Refletir de forma prazerosa os resultados da obediência
Introduzir o estudo sobre uma família que obedeceu a Deus, com ênfase na
vida do casal Isaque e Rebeca.
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa
A Expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado
dentro da caixa, encobrindo o chocolate.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para o alunos,
pois perderá toda a surpresa e expectativa.
- Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser
cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
- Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um
comando ou quando a música começar. Ao sinal do comando (bater palma, palavra
pare) ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a
orientação ou ordem contida dentro da caixa.
- Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima. Perguntem
para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?
- Façam este procedimento pelo
menos 3 vezes. Na última vez, vocês falam: agora não tem jeito, quem ficar com
a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.
- O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate!”.
Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições
médicas, como por exemplo, diabetes...
- Falem: O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e
saborear um delicioso chocolate. Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas
bênçãos.
Na lição de hoje, vamos estudar sobre uma família que obedeceu a Deus,
com ênfase na vida do casal Isaque e Rebeca.
Ideia original desta dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário