RSS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos

Lição 09: Isaque e Rebeca, um Casal Especial

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Isaque e Rebeca, um Casal Especial, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o esutdo do tema, apliquem a dinâmica “Coma o Chocolate!”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Coma o Chocolate!

Objetivos:

Refletir de forma prazerosa os resultados da obediência

Introduzir o estudo sobre uma família que obedeceu a Deus, com ênfase na vida do casal Isaque e Rebeca.

Materiais:

01 caixa com tampa

01 chocolate

Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa

A Expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado dentro da caixa, encobrindo o chocolate.

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para o alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.

- Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.

- Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando ou quando a música começar. Ao sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa.

- Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima. Perguntem para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Ou quer que continue?

- Façam este  procedimento pelo menos 3 vezes. Na última vez, vocês falam: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.

- O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate!”.

Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabetes...

- Falem: O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear um delicioso chocolate. Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas bênçãos.

Na lição de hoje, vamos estudar sobre uma família que obedeceu a Deus, com ênfase na vida do casal Isaque e Rebeca.

Ideia original desta dinâmica desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: