Juvenis Currículo 2022/2023: Sal e Luz no Mundo - Uma Igreja Relevante
Lição 10: A igreja e a PolíticaProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: A
igreja e a Política. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “Dai a César o
que é de César”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dai a César o que é de César
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre relação entre Igreja e Estado/Política.
Enfatizar que os cristãos têm deveres e direitos perante a Lei e o
Estado.
Material:
01 figura grande da moeda cunhada com a imagem de César como esta abaixo.
Procedimento:
- Apresentem para os alunos uma figura da moeda cunhada com a imagem de César.
- Perguntem: De qual situação bíblica, vocês lembram sobre dessa moeda?
Aguardem as respostas.
- Depois, leiam com os alunos sobre esse episódio, que se encontra em
Marcos 12. 14 a 17:
“E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de
verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes
com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não?
Daremos, ou não daremos?
Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais?
Trazei-me uma moeda, para que a veja.
E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E
eles lhe disseram: De César.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a
Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele”.
- Na lição de hoje, vamos estudar sobre a relação entre Igreja e Estado/Política
e que os cristãos têm deveres e direitos
perante a Lei e o Estado.
- Dentro deste contexto, vamos refletir sobre esse assunto, pensando o
que nos dias de hoje o que seria “dar a César o que é de César”.
Deixem que os alunos falem, enquanto isto vocês vão escrevendo as
respostas no quadro ou cartolina.
Por Sulamita Macedo.
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