RSS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Adultos - Aviva a Tua Obra - O Chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

Lição 09: O Avivamento Pentecostal no Brasil

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no  quadro: O Avivamento Pentecostal no Brasil. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para conduzir  o estudo do tema, utilizem a dinâmicaMovimento Pentecostal no Brasil”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Movimento Pentecostal no Brasil

Objetivos:

Estudar como aconteceu o início do movimento pentencostal no Brasil.

Relatar a origem do movimento pentecostal no estado em que vocês residem.

Material:

01 mapa múndi

01 mapa do Brasil

01 quadro branco

01 marcador de quadro branco

Fontes diversas de pesquisa( ver abaixo)

Procedimento:

Dias antes da aula:

Utilizando o WhastAspp da turma, orientem os alunos para que realizem uma pesquisa sobre o início do movimento pentescostal  no estado que vocês moram. Buscar informações de diversas formas: revistas, jornais, livros, internet, entrevistas, buscando datas, nomes de lugares e pessoas, acontecimentos, perseguição etc.

No dia aula:

- Realizem a explanação sobre o movimento pentecostal no Brasil, utilizando um mapa múndi, para apontar países das raízes pentecostais.

- Após esta exposição, peçam aos alunos para que se organizem em um semi-círculo.

- Coloquem à frente do semi-círculo um quadro branco.

- Apresentem o mapa do Brasil e falem: Cada estado da federação tem uma história sobre o início do movimento pentecostal. Apontando, para o estado que vocês moram, falem:

Agora vocês vão apresentar o que pesquisaram sobre o início do  movimento pentecostal no estado que moram.

- Orientem para que falem de forma objetiva e coloquem no quadro branco palavras e expressões importantes deste relato.

- Para concluir, falem: Hoje, tivemos a oportunidade de relembrar e/ou conhecer informações sobre o movimento pentecostal no Brasil,  originârio do movimento de Atos.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: