Jovens: Separados para Deus - Buscando a Santificação para Vermos o Senhor e Sermos Usados por Ele
Lição 07: Santidade: De Dentro para Fora
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Santidade: De Dentro
para Fora. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para compatilhar o conteúdo da
lição, utilizem a dinâmica “Escribas e Fariseus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Escribas e Fariseus
Objetivo: Oportunizar a
participação ativa dos alunos antes e durante a aula.
Revista de jovens do trimestre em curso(1º trimeste 2023)
Etiqueta ou crachá para identificar dos alunos dos 02 grupos
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando o grupo de WhatsApp da turma:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Denominem os grupos de “Escribas” e “Fariseus”.
- Peçam para que leiam a lição, separando as caracterticas conforme o nome
do grupo a que pertence, “Escribas” ou “Fariseus”.
No momento da aula:
- Organizem os alunos em círculo.
- Identifiquem os alunos dos 02 grupos, usando uma etiqueta ou crachá.
- Façam a introdução da lição.
- Depois, peçam para que cada grupo apresente as características dos
escribas e fariseus.
- Durante a exposição, reforcem o que Jesus cambatia no discurso deles.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário