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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos

Lição 10: Esaú e Jacó: Dois Irmãos e uma Promessa

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Esaú e Jacó: Dois Irmãos e uma Promessa, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para finalizar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Convivência em Revisão!”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Irmãos em conflito

Objetivos:

Concluir o estudo sobre os conflitos da família de Esaú e Jacó e o mau relacionamentos entre eles.

Reafirmar que o ser humano é um ser sociável e que precisa cultivar bons relacionamentos.

Analisar as ações no âmbito familiar, quanto à convivência.

Material:

01 caixa

01 tesoura

01 prego

01 lixa

01 chave

01 cotonete

Observação: coloquem todos os objetos, apontados acima, dentro da caixa

Procedimento:

- Após o estudo sobre os conflitos da família de Esaú e Jacó e o mau relacionamentos entre eles, apliquem esta dinâmica.

- Apresentem a caixa.

- Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa.

- Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem.

Por exemplo:

Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.

Prego: Fixar, unir.

Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.

Chave: Abrir ou fechar.

Cotonete: Limpar ouvido.

- Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que o relacionamento na família seja melhorado?

Exemplos:

Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.

Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.

Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.

Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.

Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.

- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência, respeitando uns aos outros. Deus nos fez serem sociáveis, mas precisamos ter cuidado com as palavras e ações nos relacionamentos em família e com os amigos.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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