Jovens: Separados para Deus - Buscando a Santificação para Vermos o Senhor e Sermos Usados por Ele
Lição 08: O Ensino de Jesus sobre Santificação no Sermão do Monte
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Ensino de Jesus
sobre Santificação no Sermão do Monte. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para ilustrar o que Jesus falou como deve ser o testemuho e influência do cristão, utilizem a dinâmica “Sal da Terra" e Luz do Mundo".
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da
terra”.
Material:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
– Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está
representando o mundo.
– Solicitem atenção dos alunos para o que vocês vão realizar.
– Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
– Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retirem a embalagem(situação
01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misture( situação 03).
– Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no
mundo?
– Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações,
com maioria para a situação 01. Mas, como você já deve ter percebido, a
situação correta é a representada na situação 03.
– Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio,
como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós
somos deste mundo?
– Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de
salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos
homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não
sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas,
os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão
como sal da terra.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a
atitude do cristão como luz do mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
– Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no
centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
– Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que
o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está
simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
– Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como
guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl.
119.105.
– Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz,
como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas
etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
– Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações
ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo!
Que lições podemos tirar deste procedimento?
– Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.
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