Juvenis Currículo 2022/2023: Sal e Luz no Mundo - Uma Igreja Relevante
Lição 09: A igreja e a
Prática da Palavra
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que eles
falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é
um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação
dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que
estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações
e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição,
use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição: A igreja e a Prática da Palavra. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro
branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do
aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da aula, utilizem
a dinâmica “Educação Cristã”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Educação Cristã
Objetivos:
Refletir sobre o cuidado que o crente deve ter com sua
formação cristã, através da Bíblia Sagrada.
Enfatizar a importância da leitura, observância e prática da
Palavra de Deus.
Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um
cordão
Procedimento:
– Apresentem a sombrinha fechada.
– Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada
para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.
– Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve
estar aberta(agora abram a sombrinha).
– Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para
proteção com relação a vida cristã.
– Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e
peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques ao cristão
sofre quanto sua vida cristã.
– Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte
externa da sombrinha, simbolizando que os ataques são externos.
Vocês devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados
na lição, caso eles não tenham sido apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um breve
comentário sobre elas.
– Perguntem: O que estes ataques podem causar a formação
espiritual e moral do cristão?
Aguardem as respostas.
– Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes
ataques podem destruir o a vida cristã, ficando sem a proteção, perdendo os
valores cristãos e à mercê da atuação do inimigo.
A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do
vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade.
Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos, para
que não fique desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
– Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?
Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o
cordão pendurado.
Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que
se refiram as ações que o crente deve fazer para permanecer firme diante dos
ataques contra ao cristão.
Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da
sombrinha, representando que as ações de resistência estão nas atitudes do
cristão..
Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário
sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois
representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é o que
está na parte interna.
A sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão está
completamente vulnerável aos ataques do inimigo.
– Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou
guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este
objeto.
Isto nos remete ao aspecto de que do cristão não pode se
esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas, através
da observância da palavra de Deus.
Isto acontece por meio da Educação Cristã, que pode acontecer
de forma individual, na família e na igreja, principalmente na Escola Dominical
com estudos de forma sistematizada.
– Para finalizar, leiam:
“Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação”(1 Timóteo
4:9).
“Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu
aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina.
Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo
como aos que te ouvem”(1 Timóteo 4:15,16).
“Toda a Escritura é
divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para
corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e
perfeitamente instruído para toda a boa obra”(.2 Timóteo 3:14-17).
Por
Sulamita Macedo.
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