Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 06: Samuel:
Juiz, Profeta e sacerdote
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Samuel: Juiz, Profeta e sacerdote, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para ilustrar e contextualizar o item II(O chamado de Samuel), apliquem a dinâmica “Samuel! Samuel!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Samuel!
Samuel!
Objetivo: Contextualizar o
chamado de Samuel com a vida dos alunos.
Não é necessário
Procedimento:
– Após o relato da
história de Samuel quando foi chamado por Deus, escolham um aluno da classe
para representar o personagem Samuel.
– Orientem para que ele
fique de costas para os colegas e um pouco longe deles.
Peçam para que um aluno
chame: Samuel, Samuel! O aluno “Samuel” escuta e procura reconhecer de quem é a
voz.
Este procedimento deve
ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois vocês trocam o
aluno “Samuel” também.
– Quando o aluno
“Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala, fulano(nome do colega) que eu te
escuto.
Se ele não reconhecer a
voz, outro aluno deve chamá-lo.
– Depois, conversem com
os alunos sobre:
O que estão escutando?
Obedecem a estas vozes?
De quem são estas
vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?
De que forma estão
atendendo seus pais quando eles lhes chamam?
– Falem: O menino
Samuel quando foi chamado pela primeira vez por Deus pensou que fosse o
sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele queria. Demonstrando obediência
e que estava atento. Assim também, vocês devem observar se podem ou não atender
aos chamados, conforme o ensinamento bíblico.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário